@usatoday

O buzz em torno do filme Barbie reflete o imenso sucesso e impacto cultural que a boneca com o mesmo nome alcançou desde o seu lançamento, pelas mãos da Mattel, em 1959. Aquilo que parecia só mais um brinquedo tornou-se um fenómeno global — é, atualmente, um símbolo de moda, da cultura pop e do estilo de vida americano —, transcendendo gerações e fronteiras.

A propósito da estreia nos cinemas, uma das mais aguardadas do ano, falámos com Celine Ricaud, Head of Marketing & Digital Media da Mattel Ibéria, que levantou o véu sobre o mundo cor de rosa da boneca mais famosa do mundo. 

Como nasceu a Barbie?

A Barbie foi criada por Ruth Handler em 1959. Na altura, a empresária e inventora apercebeu-se de que, enquanto o filho brincava a uma infinidade de jogos, como pilotos, cowboys e astronautas, a filha imaginava-se apenas como mãe ou enfermeira nos jogos de “faz de conta”. Assim, decidiu criar a Barbie para que todas as meninas imaginassem ser o que quisessem e entrassem em contacto com novas profissões, convidando-as a explorar novas realidades.

Como é que uma boneca se mantém relevante por mais de seis décadas? 

De princesas a presidentes; astronautas a zoólogas; engenheiras de robótica a dentistas; e até mesmo rappers, não há uma barreira que a Barbie não tenha conseguido quebrar. Antes de o Homem ter ido à Lua, já a Barbie lá havia estado dois anos antes. Em 1973, já havia uma Barbie Cirurgiã, numa altura em que essa profissão era relativamente inacessível para as mulheres.

No seu papel como confidente de várias gerações de raparigas, a Barbie dá poder às crianças para sonharem sem limites. Hoje, com mais de 200 profissões e diferentes aparências, continua a inspirar o potencial infinito e a promover a aceitação da diferença. Atravessou várias gerações, sendo que cada uma terá, certamente, memórias diferentes sobre a Barbie.

Em que medida é que conceitos como inclusão, diversidade e representatividade são importantes para a Mattel?

Inicialmente, o objetivo da Barbie era que as crianças se revissem nela e sonhassem ter diferentes profissões. Entretanto, a boneca evoluiu muito. Deixou de ser única e exclusivamente loira de olhos azuis para dar voz, ou representação, a todos os biótipos, tons de pele e texturas de cabelo com as Fashionistas. A linha de bonecas mais inclusiva do mundo conta com Barbies em cadeira de rodas, com uma perna biónica, sem cabelo, com vitiligo, com albinismo, aparelhos de audição, entre outras características de mulheres reais, de modo a consciencializar para a diferença e promover a inclusão social.

O novo filme da Barbie tem gerado muita expectativa. Vamos ver a boneca mais famosa do mundo fora da sua zona de conforto?

Realizado por Greta Gerwig, o filme aborda temas importantes como a igualdade de género, a diversidade e inclusão, e a complexidade da sociedade. É maioritariamente direcionado para uma faixa etária mais adulta, ou jovem adulta, e não tanto para crianças.

Dito isto, viver na Barbie Land é ser um ser perfeito num lugar perfeito. Exceto se tiveres uma crise existencial total. Ou se fores um Ken. Por isso, sim, veremos a boneca mais famosa do mundo totalmente fora da sua zona de conforto, mas sempre com os ideais da marca muito presentes!

O filme inspirou uma nova linha de bonecas. O que devemos saber sobre este lançamento?


Disponível em Portugal desde dia 1 junho, a linha de bonecas Barbie The Movie e os seus icónicos looks conta com os seguintes produtos: Barbie™ O Filme Boneca com Vestido Vichy Rosa; Barbie™ O Filme Boneco Ken com Conjunto a condizer às riscas pastel; Barbie™ O Filme Boneca com Roupa rosa faroeste.

Este projeto cinematográfico originou ainda várias parcerias e coleções de edição limitada. A Barbie está a chegar a mais pessoas do que nunca?


A boneca Barbie é um produto adorado por várias gerações. No entanto, o filme e tudo aquilo que o envolve está a tornara-se, sem dúvida, um fenómeno cultural e de moda gigante! Com as várias parcerias e coleções cápsula, a marca consegue chegar um target mais adulto, sendo exatamente esse o grupo-alvo do filme. Desta forma, atravessa gerações, despertando a nostalgia de brincar com a boneca e reforçando os seus princípios.

Qual é a expectativa da Mattel relativamente a esta estreia? 

A Mattel é uma empresa global líder em entretenimento infantil, especializada no design e produção de brinquedos e produtos de consumo de qualidade. Criadora de produtos e experiências inovadoras que inspiram, entretêm e promovem o desenvolvimento das crianças enquanto brincam, envolvem os consumidores através de um portfólio extenso de franquias icónicas, incluindo a Barbie®.

Assim, esperamos que este filme a mantenha no caminho que tem traçado desde a sua criação como parceira de confiança na vivência das inúmeras maravilhas da infância, capacitando as crianças a atingir o seu potencial máximo. A produção é leve e divertida, mas tem uma mensagem importante. Acreditamos que será bem recebida pelo público e um importante marco na história da boneca mais inclusiva do mundo.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Uma revista com asas

Uma revista com asas

Em

Em "A Fazenda": Manuel descobre que Gaspar está vivo

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em "O Crime do Padre Amaro"

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Vencedores do passatempo 'Sonic 3: O Filme'

Vencedores do passatempo 'Sonic 3: O Filme'

Obesidade: Nova definição deixa (ainda mais) de lado o IMC

Obesidade: Nova definição deixa (ainda mais) de lado o IMC

Abacate: os benefícios do alimento-estrela

Abacate: os benefícios do alimento-estrela

Calico: O novo restaurante do Porto na rota das especiarias

Calico: O novo restaurante do Porto na rota das especiarias

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Júlia Palha e José Mata protagonizam cenas quentes no primeiro episódio de

Júlia Palha e José Mata protagonizam cenas quentes no primeiro episódio de "A Serra"

VISÃO Se7e: 21 sugestões para ficar agarrado ao pequeno e ao grande ecrã

VISÃO Se7e: 21 sugestões para ficar agarrado ao pequeno e ao grande ecrã

PME portuguesas podem adquirir planos da E-goi com incentivo até dois mil euros

PME portuguesas podem adquirir planos da E-goi com incentivo até dois mil euros

CASAS Decoração: Tempo frio, casas quentes

CASAS Decoração: Tempo frio, casas quentes

Luís Borges: As regras, o amor e os desafios de ser pai

Luís Borges: As regras, o amor e os desafios de ser pai

30 anos de compromisso e confiança, 450 mil clientes protegidos

30 anos de compromisso e confiança, 450 mil clientes protegidos

Razão para os 0,2 graus de temperatura a mais sem explicação pode ter sido encontrada

Razão para os 0,2 graus de temperatura a mais sem explicação pode ter sido encontrada

Victoria Nicole: À conversa com a vencedora de 'The Voice Kids'

Victoria Nicole: À conversa com a vencedora de 'The Voice Kids'

A que horas bebe café? Ciência diz que beber café neste período do dia pode ter (mais) benefícios para a saúde

A que horas bebe café? Ciência diz que beber café neste período do dia pode ter (mais) benefícios para a saúde

Tendências na decoração para 2025

Tendências na decoração para 2025

UVE acusa governo de estar a estagnar o desenvolvimento da mobilidade elétrica

UVE acusa governo de estar a estagnar o desenvolvimento da mobilidade elétrica

CASAS Decoração: Tempo frio, casas quentes

CASAS Decoração: Tempo frio, casas quentes

Microsoft Copilot e Designer chegam aos planos Microsoft 365 Pessoal e Familiar

Microsoft Copilot e Designer chegam aos planos Microsoft 365 Pessoal e Familiar

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Moda: Verde azevinho

Moda: Verde azevinho

Teatro, música e dança em Almada

Teatro, música e dança em Almada

UVE acusa governo de estar a estagnar o desenvolvimento da mobilidade elétrica

UVE acusa governo de estar a estagnar o desenvolvimento da mobilidade elétrica

Feel Viana: Um hotel ao ritmo do vento

Feel Viana: Um hotel ao ritmo do vento

O fascínio do veludo: elegância intemporal

O fascínio do veludo: elegância intemporal

Os 5

Os 5 "looks" que Letizia usou para conquistar Itália

Moda: Verde azevinho

Moda: Verde azevinho

KGM Torres EVX em teste: Cumpre com as expectativas

KGM Torres EVX em teste: Cumpre com as expectativas

O top 10 mundial de fenómenos meteorológicos extremos de 2024 em vídeo

O top 10 mundial de fenómenos meteorológicos extremos de 2024 em vídeo

Paulo Gurgel Valente - Redescobrir uma obra atual

Paulo Gurgel Valente - Redescobrir uma obra atual

Transforme o seu smartphone numa consola

Transforme o seu smartphone numa consola

O fascínio do veludo: elegância intemporal

O fascínio do veludo: elegância intemporal

Solução desenvolvida por empresa portuguesa revoluciona a comunicação corporativa

Solução desenvolvida por empresa portuguesa revoluciona a comunicação corporativa

Novo Tesla Model Y já é oficial… na China

Novo Tesla Model Y já é oficial… na China

Gripe B: O que precisa de saber para estar protegido

Gripe B: O que precisa de saber para estar protegido

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Atsumori: Dança de Luzes e Sombras, um Rito entre Mundos

Atsumori: Dança de Luzes e Sombras, um Rito entre Mundos

Como parar o pingo do nariz?

Como parar o pingo do nariz?

Respirar ou sobreviver?

Respirar ou sobreviver?

Prego de lavagante ou croquete de carabineiro? No Orla, o mar trabalha-se com criatividade

Prego de lavagante ou croquete de carabineiro? No Orla, o mar trabalha-se com criatividade