Mas comecemos pelo princípio (já chegamos ao arroz doce!)…
Sim, começa a ficar frio mas há coisa mais bonita do que o mar de inverno? Passamos o verão a partilhar experiências à beira de água, dias de praia, banquetes na esplanada, e chegamos aos meses mais cinzentos e esquecemo-nos do quão terapêutico e relaxante pode ser olhar para as ondas imponentes que vão e vêm ao sabor dos nossos pensamentos.
É a pensar nesta quase meditação à beira-mar que surge a nossa sugestão de fim de semana: um almoço ou jantar no restaurante The Mix, no Farol Design Hotel, em Cascais. O cenário exterior é tão cinematográfico como o interior. Aliás, dá a sensação que a vista, uma tela composta por jardins, piscina, farol e mar, resultaram de um minucioso projeto artístico.
É sob a ‘batuta’ do chef Sebastian Fritye que terá oportunidade de esquecer as tempestades e dissabores quotidianos. A ementa do The Mix, que fica mesmo ao lado do restaurante de inspiração japonesa, Sushi Design, acena aos sabores portugueses e dá um revigorante banho atlântico à cozinha mediterrânica.
Para começar um couvert composto por Manteiga de limão confitado, percebes, rissol de camarão caseiro,
ostra bombom de guacamole e tajin – arriscado, já que coloca a expetativas imediatamente lá em cima. E a entrada – Enguia fumada, tomate biológico, vinagreta de estragão, morango e alface do mar cristalizada – só vem reforçar a promessa de excelência, que acabaria por ser cumprida num bacalhau tão diferente como criativo e belo: assado, com salsicha de camarão e favas. Para os amantes de carne, também há propostas promissoras, entre elas um valente Choleton grelhado para duas pessoas, com legumes do jardim salteados, molho choron e mostarda em pickles.
Diríamos que, depois de tudo isto, não haveria nada mais capaz de causar genuína surpresa. Mas, felizmente, o nosso raciocínio não poderia estar mais errado. O que veio a seguir? Uma versão de arroz doce que ousou desafiar o tradicional mas que resultou numa verdadeira homenagem a uma das mais icónicas sobremesas portuguesas. Chama-se Espuma de arroz doce, que também é gelado, geleia de limão e bergamota, com physalis à mistura.
Assim terminava uma experiência gastronómica que, em todos momentos, conseguiu manter-se na crista da onda. Deixe-se levar pela maré!