“Quando um bom livro e um bom vinho se juntam, quase de certeza que é Natal”. Este é o mote de um original pack festivo da casa Lima Mayer, que junta três vinhos (dois Lima Mayer 2017 e um Rosé) ao livro “Filipa de Lencastre — A Rainha que mudou Portugal”, da autoria de Isabel Stilwell, disponível por um valor simbólico de 50 euros.
Não há festas medievais sem vinho. Não há casamentos, nem batizados, nem celebrações de dias santos, sem vinho, que, aliás, fazia parte da alimentação de todos os dias. Foi à mesa, com os copos cheios, que em Ponte de Mouro, no dia 1 de novembro de 1386, D. João I e John of Gaunt, combinaram o casamento do rei de Portugal com Philippa, a filha mais velha do duque de Lancaster, selando assim o Tratado de Windsor — aliança de amizade e ajuda mútua entre Portugal e Inglaterra, e que, por sua vez, confirmava o Tratado de Londres, o qual celebramos este ano o 650.º aniversário.
Foi vinho o que correu das pipas na cidade do Porto, para celebrar a união de D. Filipa e D. João, a 14 de fevereiro de 1387, e foi com vinho quente que as parteiras fortaleceram a rainha depois do nascimento de cada um dos seus filhos, daquela que se tornou nas palavras de Luís de Camões, a Ínclita Geração.
E foi graças aos Descobrimentos, a que o infante D. Henrique deu um tão forte impulso, que o vinho encheu os porões das naus apercebendo-se que regressava a Lisboa ainda melhor do que ia, envelhecido em tonéis aquecidos pelo clima durante quase um ano, com duas passagens pelo Equador. Ficaram conhecidos por vinhos da “Roda”, ou de “Torna Viagens”, tão procurados que atingiram preços astronómicos.
O rei D. Duarte, com a sabedoria que herdara da mãe, aconselhava que fosse bebido com moderação e, de preferência, misturado com água, mas os físicos — num diagnóstico típico do século XIV — aconselharam-no a deixar-se dessas coisas, e a bebê-lo sem angústias, para lhe animar o espírito.
“D. Filipa de Lencastre mudou, de facto, Portugal e deu-nos razões de sobra para querermos conhecer mais da sua vida, o que podemos fazer através deste livro, levantando simultaneamente ao alto um copo de vinho e dando graças pela sua vida. Feliz Natal”, diz Isabel Silwell, num comunicado enviado às redações.
Uma prenda fora da caixa que pode ser adquirida na loja online da marca.