Todos nós já nos cruzámos com pessoas com auscultadores ou earbuds (fones de ouvido intra-auriculares) na rua e sabemos que, na maioria das vezes, as mesmas estão a ouvir música, que é uma experiência única e altamente pessoal. Estes dispositivos, que se apresentam cada vez mais modernos e eficazes, são quase sempre usados para esta função e permitem que nos movimentemos em diversos ambientes: interiores como escritório ou transportes públicos ou exteriores como a rua ou a praia, por exemplo.
Como jornalista, além de os usar para ouvir música, recorro aos earbuds para conseguir o silêncio necessário numa redação ou quando preciso desgravar alguma entrevista, entre outros exemplos. Nesse sentido, a BOSE desafiou-me a experimentar os seus novíssimos Earbuds Quiet Confort Ultra a experiência não poderia ter sido mais fantástica.
E avaliei-os em função de algumas características que acham fundamentais quando procuramos uns earbuds:
Portabilidade: Os Earbuds Quiet Confort Ultra são pequenos e leves, o que facilita a arrumação e transporte. Por isso mesmo são ideais para pessoas ativas, que andam em movimento constante.
Conforto, estilo e design:: Tal como eu, há muitas pessoas que acreditam que os earbuds são mais confortáveis do que outros tipos de fones de ouvido, porque encaixam-se diretamente no canal auditivo, evitando a pressão sobre a cabeça. Além da funcionalidade, os earbuds são muitas vezes elogiados pelo design elegante e moderno. E o design deste novo modelo da BOSE foi atualizado para incorporar um novo tratamento metálico para um aspeto mais elegante e luxuoso. As bandas de estabilidade dos auriculares também apresentam um ajuste melhorado e interligado nos botões para ajudar a garantir que são montados corretamente, proporcionando um conforto, estabilidade e desempenho ideais.
Discrição: Por serem compactos, os earbuds são menos perceptíveis do que outros tipos de fones de ouvido, proporcionando uma experiência mais discreta, especialmente em ambientes públicos. E no caso dos Earbuds Quiet Confort Ultra a satisfação é plena.
Isolamento de ruído: Alguns modelos de earbuds oferecem isolamento passivo de ruído, bloqueando parte do som ambiente e proporcionando uma experiência de audição mais imersiva. Este novo modelo da BOSE inclui a mais avançada tecnologia de cancelamento ativo disponível, para que possa desfrutar de um som claro, nítido e potente sem ter de aumentar o volume em ambientes ruidosos. São quatro modos, do silencioso ao consciente.
A Bose incorporou também neste novo modelo a função Wind Block, que permite cancelar o ruído incomodativo do vento. Assim, quando ativada, alguns microfones externos são desligados, de forma a melhorar a redução da interferência do vento no circuito de cancelamento de ruído ativo.
E acredite que funciona mesmo. Fiz a experiência na rua e em casa e, curiosamente, não conseguia sequer ouvir a pessoa sentada ao meu lado no sofá a falar. O silêncio é absoluto. Por isso, deve ser usado na rua de forma responsável e consciente, sobretudo pelos mais jovens. É fundamental usar corretamente as suas funcionalidades para permitir a sua segurança quando circula na rua seja a andar, correr…
Qualidade de som: Excelente qualidade de som, com graves profundos e agudos nítidos, proporcionando uma experiência de audição agradável.
Compatibilidade: Compatíveis com uma variedade de dispositivos, como smartphones, tablets, laptops e reprodutores de música, tornando-os versáteis em termos de uso.
Preço: Earbuds Bose QuietComfort Ultra: €379, 00. Não são baratos, mas tudo depende do objetivo de utilização. E para quem usa este tipo de dispositivo no seu dia a dia deve, verdadeiramente, privilegiar a qualidade dos mesmos, até por uma questão de saúde, neste caso proteger a sua audição.
A experiência retratada neste artigo aconteceu a convite da marca e o texto reflete a opinião pessoal dos autores.