Mas não há fadistas nem é para cantar: trata-se da adaptação do romance ‘Fado Alexandrino’ de António Lobo Antunes, levada à cena no Teatro Nacional de São João, no Porto. Dramatizado pelo diretor artístico Nuno Cardoso, é o primeiro espetáculo incluído nas celebrações do 25 de Abril.
Publicado pela primeira vez em 1983, ‘Fado Alexandrino’ junta cinco personagens que são ex-combatentes, regressados da guerra, que se juntam para partilhar as suas memórias de África e o que têm sido as suas vidas dez anos depois de regressarem a casa. Num dos mais importantes livros sobre o 25 de Abril juntam-se o Estado Novo, a memória da guerra colonial em Moçambique, a Revolução dos Cravos, e o pós-Revolução.
Com ‘Fado Alexandrino’ o Teatro Nacional São João arranca uma programação especialmente pensada para celebrar os 50 anos do 25 de Abril. Produzido em parceria com o Teatro Circo de Braga, o Centro Cultural de Belém, o Teatro Aveirense e o Théâtre National du Luxembourg, o espetáculo conta com interpretação de Joana Carvalho, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Jorge Mota, Paulo Freixinho e Pedro Frias, atores residentes do TNSJ, e de Ana Brandão, António Afonso Parra, Pedro Almendra, Roldy Harrys, Sérgio Sá Cunha e Telma Cardoso.
Quando é que pode assistir? Até 28 de abril, à quarta-feira, quinta-feira e sábado às 19h00, sexta-feira às 21h00, e domingo às 16h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros. Depois da temporada de estreia, segue numa digressão nacional com paragens no Centro Cultural de Belém (Lisboa) a 3 e 4 de maio, no Teatro Aveirense (Aveiro) a 9 de maio, no Theatro Circo (Braga) a 24 e 25 de maio, e no Teatro das Figuras (Faro) a 21 de junho. O espetáculo é legendado em inglês.