A Meta anunciou que vai treinar o seu modelo de Inteligência Artificial (IA) – Llama 3 – com conteúdos que os utilizadores publicarem no Facebook e Instagram. A análise destes dados vai iniciar-se a partir de dia 26 de junho.
Diz a empresa que vai usar apenas dados de utilizadores que aceitarem fazer a partilha, estando excluídas as publicações feitas por menores de 18 anos e as mensagens privadas.
Segundo a Meta, esta iniciativa é necessária para se compreender os idiomas regionais, a cultura e os assuntos tendência das redes sociais de cada país. Apesar das políticas restritas na Europa no que toca à partilha de dados, a empresa diz estar a respeitar todos os trâmites legais.
Caso queira garantir que as suas publicações não são utilizadas pela IA do Instagram e Facebook, pode sempre agir. No caso do Instagram, aceda à secção de política de privacidade da aplicação do seu telemóvedl, faça um pedido de “direito de oposição” e preencha o questionário.
No Facebook, aceda à secção de Privacidade, selecione a opção “Outras políticas e outros artigos” e depois clique em “Como a Meta utiliza informações para modelos e funcionalidades de IA generativa”. Selecione “direito de oposição”, que se encontra no final da página, e preencha o formulário. Também no caso do Facebook pode aceder a este formulário, seleccionar a opção “Quero eliminar todas as informações pessoais de terceiros usadas para criar e melhorar a inteligência artificial nos produtos da Meta” e preencher com os dados necessários.
Dessa forma estará a dizer à Meta que não autoriza que os seus dados e conteúdos sejam utilizados para treinar o modelo de Inteligência Artificial que a empresa está a desenvolver.