Chama-se mesmo maternidade, mas nela não nascem bebés. Ou pelo menos, bebés humanos. Isso não a torna menos preciosa, até porue se dedica a salvar uma das espécies mais ameaçadas do mundo: os corais.
O aquário Sea Life, do Porto, celebra 15 anos, e para festejar apresenta-nos a nova Maternidade de Corais. Este é o primeiro projeto nacional de reprodução de várias espécies de corais em risco de extinção, e integra os programas de reprodução de espécies ameaçadas da fundação SEA LIFE Trust.
Por que é preciso proteger os corais? Porque têm uma importância vital no equilíbrio dos oceanos e do planeta. Apesar de cobrirem apenas menos de 0,1% do fundo do mar, são o habitat de cerca de um quarto de todas as espécies marinhas, além de funcionarem como filtro marinho. Problema: a acção humana tem feito muito para os destruir, arrastando com eles a destruição de muitas outras espécies.
Algumas ameaças são a poluição, a pesca excessiva e o lixo plástico, e principalmente a alteração de temperatura das águas e a sua acidificação.
Os corais só sobrevivem em ‘parceria’ com uma alga (a zooxantela) que os habita. Esta alga fornece-lhes energia e recebe dióxido de carbono e nutrientes. Quando há alteraçoes no meio marinho como o aumento de temperatura, os corais expulsam as suas algas e ficam ‘branqueados’, ou seja, resta apenas o seu esqueleto.
Em 2023 houve um segundo branqueamento de corais em massa, causado pelo aumento record da temperatura dos oceanos, que terá afetado mais de 60% dos corais em todo o mundo. É por isso cada vez mais urgente tomar medidas para os salvar, como esta Maternidade de Corais, aumentando a sua reprodução e preservação.
Além disto, o Sea Life tem também um papel de divulgação, sendo que a Maternidade de Corais já pode ser visitada. Aqui os visitantes podem ver o crescimento dos corais e saber mais sobre eles, por isso pegue já nas suas crianças – ou em si própria – e vá fazer uma visita a este mundo encantado. Aproveite para visitar também as outras 3.000 criaturas de 100 espécies, que habitam 33 aquários e habitats.