Está escolhido o texto vencedor da 11ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. “Eu e o segredo do Faraó” de Catarina Fonseca foi a história selecionada pelo painel de jurados.
Catarina Fonseca nasceu em Lisboa a 2 de abril de 1969. Estudou Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras de Lisboa e fez mestrado em literatura inglesa até descobrir a sua paixão pela escrita. A autora tem já várias obras publicadas e ganhou o Prémio Revelação APE 1987 com “A Herança” e o Prémio Inasset Inéditos de Literatura Infantil em 1998, com “A Malta do 2ºC”.
Nesta obra premiada a escritora quis escrever uma história divertida, acreditando que miúdos (e graúdos) precisam de rir e perceber que vale a pena lutar pelo que querem. Desde tenra idade que queria ter um cão mas foi preciso esperar até à idade adulta, para receber em casa a “Milinha” que serviu de inspiração para a história vencedora.
“Fiquei muito feliz por ter recebido o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, um prémio absolutamente único na promoção do gosto pela leitura, ainda por cima sendo este um ano tão especial, em que pela primeira vez se abrem portas a autores com obra publicada. Queria agradecer ao Pingo Doce por se manter fiel ao compromisso de levar as crianças a ler e a todos os elementos do júri por se rirem das mesmas coisas que eu”, referiu Catarina Fonseca.
Os textos recebidos foram avaliados por um painel de jurados, constituído por Dora Batalim SottoMayor, Álvaro Magalhães, Mafalda Milhões, Regina dos Santos Duarte (em representação do Plano Nacional de Leitura) e Filipa Pimentel (em representação do Pingo Doce).
Terminada esta etapa, abrem, a 15 de julho, as candidaturas para a categoria de ilustração da 11ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. Os ilustradores podem inscrever-se até 26 de agosto, sendo o vencedor revelado a 24 de setembro. O Regulamento e todas as informações relativas ao concurso podem ser consultadas emwww.pingodoce.pt/premio-de-literatura-infantil/.