Existe uma crença generalizada de que a cozinha italiana já tem poucos segredos. Em casa, acreditamos saber replicar muitas das receitas mais populares, pois que técnica maior pode estar por trás de um espaguete com molho de tomate ou na colocação de ingredientes em cima de uma massa de pizza? O incrível é mesmo isso: o que parece simples nem sempre o é, e quando finalmente degustamos dos pratos tradicionais italianos é que percebemos o quão enganados estávamos.
A reflexão em cima serve para introduzir a minha experiência no Ristorante Don Alfonso 1890 do Legacy Hotel Cascais, Curio Collection by Hilton, com cozinha dirigida pelo chef italiano Nicola Restaino. Trata-se de uma casa conhecida internacionalmente, com origens que remontam ao século XIX e que se estreia agora no nosso país. Uma marca que respeita as receitas que têm passado de geração em geração pelas famílias do Sul de Itália e aposta em ingredientes cuidadosamente selecionados.
Ao longo da sua história, o Don Alfonso 1890 destacou-se internacionalmente como marca de fine dining que respeita os sabores e as tradições gastronómicas napolitanas. Curiosamente, a decoração do espaço foge das ideias preconcebidas que poderíamos ter para um espaço onde vão ser degustadas pratos com história – a sala tem um ambiente vanguardista, com tecto e chão a apresentarem o mesmo padrão, a parede a ostentar um papel de tradição asiática com detalhes impressionantes, candeeiros com franjas destacam-se em cima da mobília que se percebe ser robusta e de qualidade.
A mesa onde me sento tem vista para o pátio interior, sou servida de uma água fresca e aceito a sugestão de provar uma limonada de beterraba. Servem ainda um grissini com presunto que antecipa a qualidade dos ingredientes da refeição que está agora a começar.
Quando se fala em cozinha italiana, o primeiro pensamento que vem à mente de muitas pessoas é a pizza. Talvez por isso esse tenha sido o primeiro prato que me é sugerido provar. Maurizio Ferrini, especialista em pizza napolitana, garante que o objetivo é dar “o prato mais autêntico aos clientes”. Explica que uma pizza tradicional é feita com poucos ingredientes, por isso sugere que prove uma margherita (16 euros) composta por molho de tomate e azeite produzidos na herdade Don Alfonso em Itália – local de origem dos ingredientes chave usados em todos os restaurantes, incluindo o de Cascais. “Há muitas regras para confeccionar esta pizza segundo a tradição. Optamos por ingredientes simples, mas que são os melhores. Tudo tem que brilhar”. E brilha: a massa fofa não pesa, o molho de tomate é delicioso enquanto o queijo fornece o sabor final que torna esta pizza num prato sem erros.
Segue-se como entrada o vitello tonnato (16 euros), um dos pratos mais tradicionais da Costa Amalfitana, que é apresentado pelo chef Andrea Astone. Uma base de vitela cozinhada sous vide, para que não perca as moléculas de água e fique sempre tenra, coberta por um molho de atum que contém ovo e alcaparras e finalizada com crocante de ova de atum seco e tomate cherry confitado. Um prato cujos sabores podem parecer inesperados mas que ligam em perfeita harmonia.
A refeição continua com aquele que é o prato referência do Don Alfonso desde 1890: o Spaghetto (18 euros). Uma receita que é replicada desde 1890 com massa produzida na herdade de Itália, através de métodos tradicionais, molho de tomate caseiro, harmonizado com um coulis de tomate e manjericão, queijo parmesão e raspas de limão. A prova de que poucos ingredientes de grande qualidade podem fazer um prato memorável, ou não tivesse sido este esparguete o momento que mais apreciei de toda a refeição.
O segundo prato sugerido pelo chef é o Dentice (31 euros), um prato de pargo vermelho macio coberto por uma crosta de pão estaladiça, acompanhado por ameijoa e uma bisque clássica. Um prato quente que confere conforto mas que tem leveza devido à suavidade do peixe.
Para terminar, a sobremesa eleita é o Omaggio Alla Gianduia (12 euros), uma mouse de chocolate negro com pasta de avelã que permite setir o contraste entre o amargo e o doce. Coberto por avelãs inteiras caramelizadas em clara de ovo, crocante de cacau puro, uma telha de chocolate negro e acompanho por uma emulsão de leite de aveia com raspa de limão, o que confere uma envolvência mais fresca.
Uma refeição que foi ao encontro da minha convicção de que a gastronomia italiana é rica, única e difícil de replicar por quem não esteja a par dos segredos tradicionais. O Don Alfonso 1890 dá a conhecer os sabores de Nápoles em Cascais e conquista pelo sabor e qualidade.
Mais informações
Morada: Avenida 25 de Abril, 528, Cascais
Contacto: 210 540 559
Instagram: @donalfonso1890_cascais
Horário: Todos os dias das 12H30 às 15H00 e das 19H00 às 22H00
Sobre o Legacy Hotel Cascais, Curio Collection by Hilton
Hotel de quatro estrelas que promete um serviço cinco, está localizado no centro histórico da vila, exatamente no local onde outrora se ergueu o Cidadela Cascais, encerrado em 2019. Composto por 59 quartos, distribuídos em cinco pisos, apresenta um design sofisticado com mobiliário contemporâneo e assume-se como pet friendly. Nas zonas comuns predominam os tons vermelhos com detalhes que piscam o olho à estética asiática enquanto os quartos estão decorados com elegância em tons de azul e detalhes de madeira e dourado.
Nas comodidades do hotel, encontram-se roupas de cama macias, e detalhes pensados ao pormenor: os hóspedes podem desfrutar de Wi-Fi de alta velocidade, televisões led, um tablet que faz ligação com a receção e outros serviços, mini frigorífico e um cofre para objetos pessoais. Podem optar por quartos com vista para o mar ou para um pátio privado.
Juntamente com as piscinas interior e exterior, o hotel também dispõe de um spa cuja entrada funciona quase como galeria de arte onde, ao dia de hoje, estavam expostas obras de um artista local que os hóspedes podem admirar e também adquirir. O spa está equipado com três salas de tratamento – duas individuais e uma a pensar nos casais -, uma sauna e um centro de fitness que dispõe de máquinas modernas e de muita luz solar.
Fique também a conhecer a mais recente edição da revista ACTIVA, com Catarina Maia na capa.