O calor pede refeições leves e refrescantes que tragam ao de cima o sabor natural dos alimentos e a qualidade dos ingredientes. Foi isso mesmo que encontrei na nova carta de verão do restaurante The Mix, localizado em Cascais, no mítico Farol Hotel.
Chegar à esplanada do The Mix é parar, respirar fundo e contemplar a paisagem. Estou resguardada do sol, num ambiente fresco, com o mar à minha frente e a ouvir o som das ondas. Quem me atende demonstra simpatia e também entusiasmo para com as novidades da carta, concebida pelo chef executivo Sebastian Fritye, adepto da culinária mediterrânea que gosta de destacar os sabores mais tradicionais, dando-lhes um twist original.
Para começar a refeição,não poderia deixar de fazer aquele pedido tão português: um cesto de pão (4 euros) e manteiga de alho confitado e tomate seco (3 euros). Provo um saboroso croquete de presunto (8 euros por quatro unidades) e ainda o inesperado spring-roll de sardinha, feito com pimentos assados e molho de gaspacho (7 euros por quatro unidades), uma iguaria criada este ano para dar aquele gosto bem tradicional do nosso verão.
Antes do prato principal chegar, aceito o desafio de experimentar mais duas novas entradas que foram criadas para esta carta de verão. Primeiro o Carpaccio de novilho curado em ananás, rúcula e pinhões torrados (19 euros), um prato que surpreende pela leveza inesperada e pelo sabor delicioso. Segue-se o Ceviche de ostra nº00 com geleia de tomate picante e ponzo (18 euros), que une a frescura do sabor a mar com o toque mais pungente que fica no final.
Como prato principal de peixe, delicio-me com os Choquinhos grelhados com manteiga e limão acompanhados com saladinha quente e fria de batata e tomate biológico (28 euros), uma das iguarias que se destacou em toda esta refeição devido ao equilíbrio perfeito entre todos os elementos.
O Magret de pato grelhado com lasanha de courgette e espinafres finalizada com stracciatella (27 euros) foi a escolha para o prato de carne, um prato tenro e que traz conforto, o que faz todo o sentido para um jantar.
Na escolha de sobremesa, aceito a sugestão de provar a novidade do Entremet de morango do bosque com amêndoa fresca e amaretto (12 euros), perfeito para quem gosta do doce com um toque de frescura e acidez da fruta. Também petisco aquele que me dizem ser um dos preferidos da casa, a Banana split da Madeira (12 euros), uma criação divertida que imita a fruta tradicional daquele arquipélago e que, aparentemente, já apanhou alguns clientes desprevenidos por não entenderem de imediato o que tinham no prato.
Entremet de morango do bosque Banana split da Madeira
O The Mix continua a provar que é um espaço de delícias que respeitam os sabores tradicionais ao mesmo tempo que surpreendem pela criatividade. Nestas sugestões de verão, a frescura e a riqueza de sabores são alcançadas numa refeição que é um verdadeiro momento gastronómico que pede para ser apreciado com calma enquanto se observa o mar e se partilha uma conversa.
Mais informações:
Morada: Av. Rei Humberto II de Itália 7, Cascais
Telefone: 214 823 460