![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2025/02/250207_pexels-freestockpro-2070485-720x1080.jpg)
DE PARIS A VENEZA NO EXPRESSO DO ORIENTE
Viajar entre duas das cidades mais bonitas do planeta no lendário e mais luxuoso comboio do mundo, que se eternizou pela mão da escritora Agatha Christie. Prepare-se para uma experiência única num ambiente opulento e sofisticado. O imponente Venice Simplon-Orient-Express é composto por 17 vagões originais, conhecidos pela sua cor exterior em midnight blue – construídos nos anos 20 e 30 –, em que cada um tem a sua história, personalidade, decoração e charme. Os passageiros do novo Expresso do Oriente podem relaxar na sua cabine privada a beber uma taça de champanhe e apreciar as belas paisagens por onde passam através de grandes janelas panorâmicas, e depois juntar-se aos restantes companheiros de viagem nos coloridos vagões-restaurante, onde vão degustar um menu luxuoso, podendo depois conviver no emblemático vagão Bar ‘3674’ e beber uns belos cocktails. Como o ambiente é de luxo, não pode faltar um guarda-roupa à altura. Info: belmond.com.
_______________________________________________________________________________________________________________
DORMIR NO DESERTO COM TODO O GLAMOUR
Um verdadeiro oásis de tranquilidade no deserto é o mínimo que podemos dizer do resort de luxo Habitas Hotel em Alula, na Arábia Saudita, região de Medina, ponto de passagem da Rota do Incenso, entre formações rochosas em arenito e bem perto dos vestígios arqueológicos de Hegra (Património Mundial da Unesco) vila construída pela antiga civilização Nabateia. Um local que interliga natureza e história com 200 mil anos. Neste hotel de 5* os hóspedes são recebidos numa cerimónia especial e só depois são convidados a recolher-se ao seu quarto, dentre os 96 disponíveis, divididos em 3 níveis: Celestial, Alcove e Canyon, todos com vistas panorâmicas e decks privativos ao ar livre. Para além dos centros de yoga, fitness e a piscina, os hóspedes podem conhecer melhor esta região através de sessões de cinema e passeios pelos locais históricos nos arredores. Imperdíveis são as refeições, que misturam cozinha internacional com a deliciosa gastronomia do Médio Oriente.
_______________________________________________________________________________________________________________________
FICAR NO LAGO COMO TAL QUAL UMA STAR
Não é à toa que George Clooney se apaixonou por esta localidade transalpina. Mas o seu charme vai além de refúgio de celebridades, aliás, o seu encanto é mesmo a mistura entre a paisagem natural luxuriante e a sofisticação das villas e mansões renascentistas, muitas ladeando aquele que é um dos três maiores lagos italianos. Neste cenário tão inspirador – até dá vontade de pegar numa tela e em tintas e começar a pintar –, refúgio de artistas e aristocracia europeia, o local para pernoitar (quando não se tem o telemóvel de George Clooney nos favoritos) é o hotel Villa d’Este. Construído no séc. XVI, foi transformado em hotel de luxo em 1873. Tem 152 quartos, todos decorados num estilo diferente, móveis antigos, pinturas e tecidos luxuosos. Dos quartos, a vista sobre o lago e os jardins de inspiração renascentista é de tirar o fôlego a qualquer um.
_________________________________________________________________________________________________________________
DORMIR NA SELVA E ESPREITAR OS GORILAS
Até há uns anos, quando se falava no Ruanda era impossível dissociar este país do genocídio de 1994. Os tempos são outros e os ruandeses querem que associemos o seu país a notícias positivas, como a preservação de espécies em risco de extinção, como o gorila da montanha. Num país rico em biodiversidade como é o Ruanda, juntou-se o útil ao agradável e foi criado um refúgio de 5* rodeado por uma floresta tropical luxuriante – One & Only Nyungwe House – no Parque Nacional Nyungwe, onde vivem 13 espécies de primatas e 20% de todos os macacos do continente africano. Neste retiro de 22 quartos e suites, distribuídos por 5 villas em madeira autóctone, impera o conforto e a simplicidade chique. Atividades para os amantes da natureza? Caminhadas, birdwatching e trekking de gorilas ou outros primatas, devidamente acompanhados por profissionais. Emoções para a vida!
_____________________________________________________________________________________
VIAJAR COM O MEU AUTOR PREFERIDO
Há maior luxo que viajar com escritores que adoram partir à descoberta de novas culturas e contar histórias desses locais sonhados por nós?
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2025/02/250207_goncalocadilhe.jpg)
GONÇALO CADILHE – Ligúria, Itália
Deu a volta ao mundo sem nunca pôr os pés num avião, percorreu a rota seguida por Fernão de Magalhães, escreveu crónicas de viagens, fez documentários, e agora é o cicerone da viagem de autor ‘O Mediterrâneo em Vertical’, tendo como destino a região da Ligúria que, nas suas próprias palavras, é “um dos sítios menos badalados de Itália mas um dos pedaços do litoral mais requintados e exclusivos do mundo. Talvez porque quem conhece e gosta não divulga, guarda para si”. (pintolopesviagens.com).
___________________________________________________________________________
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2025/02/250207_Peixoto-SO-PARA-MAQUETE.jpg)
JOSÉ LUÍS PEIXOTO – Tailândia
Um escritor que se apaixonou por viagens e nos leva em cada uma delas nas suas páginas e agora também ao vivo, até à Tailândia. ‘O Caminho Imperfeito’ é não só o título de um livro seu como o nome da sua viagem de autor até àquele país asiático. Ali, diz-nos, “vamos mergulhar em toda a riqueza cultural da Tailândia. Prestaremos atenção aos grandes marcos da sua história, à sua monumentalidade, à sua memória ancestral, como à fascinante exuberância do seu quotidiano”. (pintolopesviagens.com).