
Depois de ter escrito ‘Porque Se Chama Assim?’, Vanessa Fidalgo lança agora ‘O Grande Livro dos Nomes Próprios’ em que nos esclarece a origem do nosso nome próprio, as referenências histórias e curiosidades à volta dele e que outras personalidades conhecidas partilhamos o primeiro nome. Sabia que Maria quer dizer luz sobre o mar, Helena, luz ou raio de sol, Laura, vencedora, Olga, a consagrada e Rafaela, cura divina? Isto é apenas uma ínfima parte da explicação que a autora faz de cada um dos nomes.
No prefácio, escrito por João Paulo Silvestre, docente na Universidade de Aveiro e investigador do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, podemos ler “Com surpresa, muitos leitores descobrirão que nomes que consideram profundamente portugueses têm, na verdade, variações em línguas eslavas, germânicas, românicas ou até semitas. Este facto demonstra que, apesar das diferenças linguísticas e culturais, partilhamos com outras tradições onomásticas mais do que imaginamos. Independentemente de os seus detentores falarem línguas diferentes, professarem diversos credos, respondem por aquele que, essencialmente, é o mesmo nome.”
Tem ainda a lista dos nomes mais escolhidos nos últimos anos e os nomes mais curiosos – alguns inspirados em atores de Hollywood — que foram autorizados e vieram dar um colorido diferente, como Greicekelly, Ben-Hur, Bronoélfate, Louca, Stalone ou Quintazinha.
