Aqui está um livro que vai salvar a vida a muitos pais. Se foi abençoada com um rebento que volta e meia faz perguntas como ‘ó mãe (pai) porque é que estão todos a discutir uns com os outos? Porque é que votamos? O que é um comunista? O que é corrupção?’ e as mais das vezes fica a olhar para ele sem saber muito bem o que dizer ou, pior, safa-se com aquela de ‘isto não é para a tua idade’, cá fica uma ajuda salvadora.
Chama-se ‘Política para crianças’ mas a verdade é que muito adultos teriam muito a aprender. Aqui se fica a saber muitas coisas úteis: para que serve a política, o que é um governo, onde tudo começou, passando por conceitos como monarquia, comunismo, capitalismo, e não deixando de lado temas como a União Europeia. Até inclui um questionário que ensina a distinguir a esquerda da direita (bastante bem feito, na verdade).
E como, toda a gente sabe, estamos em vésperas de eleições, aqui também se explica o que é o voto, que tipo de eleições existem e como se escolhe um governante em Portugal.
Claro que como tudo isto são assuntos sensíveis, percebe-se que houve a preocupação de tratá-los com a máxima imparcialidade. É um texto acima de tudo informativo, não estamos aqui a brincar. Quer dizer, estamos: os desenhos são muito giros (aliás, não deve ter sido um assunto fácil de ilustrar) e suavizam um bocado o tema.
Isto dito, é um livro para uma criança curiosa e interessada pelo assunto. Não adianta dá-lo a alguém que tenha dificuldades de leitura e que não se interesse nada pelo que a rodeia. Mas se a sua criança é interessada e participativa, força. A ver se conseguimos fazer com que a próxima geração seja mais activa, informada e culta.
Política para crianças, Texto Mafalda Cordeiro, Ilustrações Rita Antunes, Ed. Booksmile, E16,45