Segundo a socióloga Paco Underhill, 2/3 das mulheres compram sem estar previamente planeado, seja num supermercado ou numa ‘boutique’. Muitas vezes, as mulheres compram para se sentir melhor ou porque uma peça ficou mais barata. Com a chegada da época das promoções e saldos, leia como comprar conscientemente, sem se lamentar depois.
Devido aos preços (mais) baixos, a tentação de comprar algo que acaba no fundo do roupeiro é muito maior. O prazer pela conquista barata muitas vezes é maior do que a própria compra.
Boas compras
Mas comprar nos saldos pode valer a pena. É uma boa oportunidade para comprar peças com tecidos luxuosos e vestidos de noite. Outras boas compras são peças ‘clássicas’, peças que são a base do seu vestuário e não saiam da moda tão breve. Exemplos: camisolas e t-shirts unicolores, camisas, malhas, um fato, casaco, cintos, meias e lingerie.
Antes de ir aos saldos, é importante analisar o que já consta no seu guarda-roupa. A melhor forma de saber isto, é tirar tudo que tem no armário e seleccionar o que usa e o que já não usa. Para ter uma análise correcta e eficiente, baseada na sua morfologia, coloração natural (cor do cabelo, pele e olhos), personalidade e estilo de vida, pode sempre pedir ajuda a uma consultora da Colour me Beautiful. Descobrirá que afinal tem muito mais roupas e combinações do que pensava!
Dicas para comprar bem nos saldos
– Quanto dinheiro tenho para gastar?
– Preciso da peça?
– É algo que dura algum tempo, mesmo depois desta estação?
– É o meu tamanho, fica-me bem?
E os quatro ‘Não’s’ são:
– Não compre para a próxima estação se não tem certeza do que estará na moda
– Evite comprar roupas e acessórios segunda a última tendência
– Se está na dúvida, não compre
– Não compra para usar quando finalmente perdeu aquele peso a mais…
Comprar nos saldos pode ser divertido e não é tão complicado comprar bem, desde que se questione o que pretende fazer com a peça e quando quer usá-la. Boa sorte!