O Nespresso Designers Contest surgiu com o objetivo de promover os talentos emergentes do estilismo nacional. O grande vencedor da mais última edição foi Luís Miguel Emílio. O aluno de 23 anos é estudante na Modatex de Lisboa e o seu trabalho desfilou no primeiro dia da Moda Lisboa, tal como o dos outros cinco finalistas. As suas peças ficarão em exposição até ao final do evento da Moda Lisboa em conjunto com o trabalho de quem ganhou o segundo e o terceiro lugar.
Luís revela-se ‘muito contente por ter ficado em primeiro lugar neste concurso pois é um oportunidade única para os estudantes de moda em Portugal, e mais particularmente, em Lisboa. Como prémop, ele receberá uma viagem à semana da moda de Madrid para a temporada de primavera/verão 2013.
O concurso é uma iniciativa inovadora em Portugal que coloca um desafio aos estudantes de moda e design: a criação de uma peça de vestuário feminina, com cores inspiradas nos 16 Grand Crus Nespresso e a confecionação de um acessório com as cápsulas de café da marca. No júri vêem-se algumas caras conhecidas da indústria da moda portuguesa, nomeadamente Nuno Baltazar e Eduarda Abbondanza.
A proposta de Luís Miguel Emílio foi um estido/casaco que teve como inspiração as diferentes culturas de onde são provenientes os Grand Crus Nespresso: Brasil, Costa Rica, Colômbia, Quénia e Índia. Com uma fusão entre padrões étnicos e linhas e cortes modernos, Luís conseguiu fazer o seu trabalho distinguir-se e brilhar.
Inês Soares Matos e Válter José Teixeira Matos, ambos alunos da Modatex Lisboa ocuparam, respetivamente, o segundo e terceiro lugares neste concurso pioneiro em Portugal. As suas peças ficarão expostas ao lado da do vencedor, no corner Nespresso, na zona social da Moda Lisboa, passando depois por um road show em algumas Boutiques da marca.