As tendências são lançadas nas semanas de moda um pouco por todo o mundo e ninguém consegue ficar indiferente ao que é ditado pelos grandes designers. No filme ‘O Diabo Veste Prada ‘, a personagem de Amanda Priestly referia, com firmeza, que as escolhas que fazemos da nossa roupa são tudo menos aleatórias. “Vais ao teu armário e optas por uma camisola azul irregular, por exemplo, e tentas mostrar ao mundo que te levas a sério demais para te preocupares com que vestes. Mas o que não sabes é que essa camisola não é azul, não é turquesa. É realmente azul celeste. E és alegremente inconsciente de que, em 2002, Oscar de la Renta fez uma coleção de vestidos azul celeste. Esse azul representa milhões de dólares e incontáveis empregos. É cómico como consegues pensar que a tua escolha é isenta do mundo da moda, quando na verdade, estás a usar uma camisa que foi selecionada para ti por pessoas nesta sala no meio de uma pilha de coisas” (veja o vídeo)
Dos corpos esbeltos das manequins que desfilam nas passarelas, as propostas dos designers passam a ser usadas por celebridades que lhes acrescentam acessórios e criam novas versões. A certeza que permanece é que ninguém fica indiferente às regras ditadas pela moda. Blake Lively optou por um vestido Isabel Marant. O modelo vermelho representa uma das tendências da estação que resulta em qualquer clima: o couro permanece e está pronto para aquecer os dias de verão.
O lado mais doce da primavera surge em tons de pastel e tecidos leves. Anne Hathaway não conseguiu ficar indiferente e escolheu o modelo Nina Ricci que combina os pastéis com apontamentos metalizados. Amanda Seyfried elegeu o incontornável vestido preto, assinado também por Nina Ricci.
As rendas reinventam os tradicionais trench-coats da Burberry. Das trincheiras para o street style da Semana de Moda de Londres, a atriz Kim Hee-sun elegeu a gabardina em tons de verde. Numa versão mais discreta, Aline Moraes usou a gabardina creme com acessórios pretos.
A actriz Cate Blanchett trocou as calças estampadas, usadas no desfile de Peter Pilotto, por uma saia lápis. O resultado ficou perfeito e realçou a blusa, que conjuga o romântico peplum e as aplicações mais exuberantes.
A tendência grita “olhem para mim num vestido amarelo fluorescente com algumas transparências”. A designer Simone Rocha apresentou-o na passarela com acessórios mais desportivos, mas a atriz Chloe Moretz decidiu acessorizar com uns clássicos sapatos pretos.
O cut out é a a nova máxima para criar um look elegante, numa brincadeira em que se esconde e se mostra um pouco de pele. O recorte na cintura apresentado por Michael Kors, numa versão longa, foi reinventado por Gwyneth Paltrow num modelo um pouco mais curto, um pouco abaixo do joelho. Miranda Kerr optou por um modelo Peter Pilotto com um recorte mais discreto, mas que se destaca pelo grafismo e pelas cores vibrantes.
Branco e dourado resultam numa união perfeita. A prova surgiu numa criação Michael Kors que também foi usada por Qin Lan. A atriz manteve o cinto metalizado que cria uma silhueta definida e acrescenta sofisticação ao look.