
Elsa Schiaparelli nos anos 30
Elsa Schiaparelli foi um dos grandes nomes da moda parisiense dos anos 30 e 40 e a grande rival de Coco Chanel. Após a sua morte, em 1973, cessaram as coleções apresentadas pela marca mas a influência da mítica criadora no imaginário de outros designers de moda internacionais nunca terminou.
A boa notícia é que a Casa Schiaparelli prepara o retorno ao calendário oficial da semana de alta-costura de Paris. Em 2007, a marca foi comprada pelo empresário italiano Diego Della Valle, sem que nenhuma coleção nova coleção tenha sido apresentada. Este ano, Della Valle convidou o criador Christian Lacroix para criar uma coleção ‘cápsula’, que juntasse os seus códigos de moda de Schiaparelli – que curiosamente muito têm em comum – e o resultado foi exibido numa exposição, em Paris.
Marco Zanini, 42 anos, ex-diretor criativo da Rochas, irá assumir os comandos criativos da Schiaparelli. A primeira coleção saída deste renascimento anunciado será apresentada em janeiro.
Os contributos de Elsa Schiaparelli para a história da moda foram enormes. Foi ela que popularizou a cor fuchsia (rosa-choque). A embalagem do seu primeiro perfume, que se chamava justamente Chocking Pink, era um frasco em forma de busto feminino que se diz ter sido inspirado no corpo da atriz Mae West, e que viria a inspirar o também mítico fraco do perfume Jean-Paul Gualtier, ‘Le Classic’.
Schiaparelli inovou também ao colaborar com artistas plásticos, sobretudo com surrealistas como Salvador Dali. Ficaram famosas criações o chapéu-sapato e o vestido com lagostas em relevo. Foi a primeira criadora de moda a assumir uma inspiração direta vinda dessa colaboração com as artes plásticas e nisso viria influenciar os designers atuais.
Esperamos agora pelas inovações do novo milénio.