
Getty Images
Ninguém melhor do que um profissional das viagens para nos dizer como fazer a mala, levando o máximo de roupa num mínimo de espaço. A dica foi dada ao New York Times por Heather Poole, assistente de bordo de uma companhia de avião comercial americana.
– Heather preparou uma mala com roupa para 10 dias, contendo: 3 calções, 3 pares de calças formais, 3 pares de jeans ou calças de estilo casual, 1 saia, 3 camisas de noite, 3 fatos de banho, 1 sarong, 4 vestidos, 3 camisolas leves, 10 t-shirts, 6 camisas, 1 clutch, 2 pares de sapatos e a necessaire com artigos de casa de banho.
– Para poupar espaço, todas as roupas são enroladas em rolos apertados. Assim também ficam menos amarrotadas do que se forem dobradas de forma tradicional, garante a assistente.
– Os sapatos são colocados primeiro, nas laterais, ao comprimento da mala.
– A parte inferior da mala é preenchida com os rolos das peças mais pesadas, como jeans e calças. Vá dispondo os rolos aproveitando o máximo de espaço, por camadas.
– As peças mais leves, como camisas e t-shirts, são dispostas nas camadas superiores.
– No topo de tudo, vai a necessaire com os artigos de casa de banho e a clutch.
– A mala fecha facilmente e assim se poupa um terço do espaço que seria ocupado dobrando as peças da forma tradicional.
Para viagens mais curtas, mas para as quais são necessárias peças mais formais, a mala pode ser ainda mais pequena.
– Coloque no fundo de tudo os vestidos, saias, fatos ou calças que se amarrotam facilmente, ao longo da mala, sem dobrar, de modo a que o meio da peça fique dentro da mala e as extremidades fiquem de fora.
– Coloque, depois, por cima as peças que menos lhe importa que se amarrotem, como os jeans ou camisolas informais, seguidas dos artigos de casa de banho e outros.
– Finalmente, dobre as extremidades das peças formais (que ficaram de fora enquanto emalou o resto) por cima de tudo, cuidadosamente.