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A Controlada – Só vai às compras quando sabe o que quer. Chega à loja, compra aquilo que vinha comprar e vai-se embora sem olhar para o cabide/prateleira do lado. Se não há o que quer, vai-se embora de mãos a abanar, e ainda assim continua sem olhar para o cabide/prateleira do lado, mesmo que lá esteja um vestido preto a estender os bracinhos a chamar-lhe mamã.

A Sonhadora – Anda sempre à procura da peça ideal. Como em 90% das vezes não a encontra, compra sempre qualquer coisa não tão boa mas por um mecanismo de compensação que a obriga a trazer três coisas para compensar a que não encontrou. Quando de facto encontra os 10% que sobraram (a peça perfeita) muitas vezes não a reconhece. Pode acontecer a mesma coisa com os homens.

A Indecisa – Quer umas calças de ganga e vai à loja (sempre cara). Entra e experimenta 56 pares. Torce o nariz a todos. Nada lhe assenta bem. Ou é aquela dobra lá atrás ou aquele vinco lá à frente. Ou não lhe assentam no rabo ou descaem na cintura, ou é aquele número entre o 36 e meio e o 38 que devia existir e não existe. É um desatino quando tem companhia, porque demora três horas e meia para comprar o que quer que seja, quando não demora três horas e meia para sair de mãos a abanar, deixando para trás um rasto de empregados estoirados e sonhos por cumprir.

A Arrependida – Entra na loja e fica indecisa entre duas ou três peças. A Sonhadora compra as três e pronto. A Arrependida lá compra uma delas, depois de muito passarinhar para a frente e para trás dentro da loja. Adivinhe lá o que acontece a seguir: arrepende-se assim que chega a casa, ou mesmo antes de chegar a casa. Quase nunca devolve ou troca as peças, porque fica tão deprimida que depois tem medo de se arrepender do arrependimento.

A Enervada – Nunca vai às compras. Quando vai, enerva-se tanto que compra mais ou menos a primeira coisa que encontra. Às vezes funciona, às vezes não. De qualquer das maneiras, não se importa nada e vive muito bem com as suas escolhas, boas ou más. As amigas que gostam de moda sonham em levá-la às compras numa sessão privada e fazer-lhe um ‘revamping’, desculpem o inglês. É assim um sonho. Mas esqueçam. Nunca vai acontecer.

A Glamourosa – Chega lá, compra uma ou duas coisinhas básicas, depois chega a casa e fica mais gira do que toda a gente. Grrrr.

A Fetichista das Marcas – Adoooora marcas e acha que fora das marcas não há vida inteligente. Às vezes lá compra uma coisa ou outra nas lojas ‘do povo’, mas é só como complemento e fica sempre desconfiada a achar que está vestida de forma pindérica. Também é das poucas que usa a palavra ‘pindérica’. E ‘pirosa’.

A Depressiva – Usa as compras como um meio de se compensar pelo que falta no resto da vida e que não tem nada a ver com o armário. Não precisa de roupa, precisa de carinho e de atenção.

A Insegura – Ou é a emergente que usa a roupa como uma forma de criar uma personagem – a mulher que ela sempre quis ser – ou é a versão mais suave da que se esconde por trás do que veste. De uma maneira ou de outra, a roupa é sempre uma forma de poder (e de fraude).

A Turista – Vai às compras porque está ali, porque é divertido, porque não tem nada que fazer num sábado à tarde, porque gosta simplesmente de andar por ali a ver cabides. Pode não comprar nada, porque aquilo de que ela gosta é da situação, não necessariamente do resultado concreto. Por outro lado, pode achar-se ao fim do dia com 4 t-shirts, 3 vestidos e 2 pares de sapatos que comprou só porque era divertido e estava bem-disposta. A clássica situação do feitiço contra o feiticeiro.

A Shopaholic – Pronto, vamos passar à frente, que esta dispensa apresentações.

A Adolescente – Os papás dão-lhe dinheiro, ela tem tempo livre e poucos interesses, e além disso a roupa é uma forma de afirmação. Há que vestir a farda que as outras também vestem, há que descobrir a tribo e vestir como veste a tribo. Ou então gosta simplesmente do lado criativo, expressivo e imaginativo da moda. Por isso é que há tantas lojas para elas.

A Internética – Ou são mais novas que acumulam as compras on-line com as compras ‘físicas’ e se mexem melhor em rede, ou são workaholic que compram on-line porque não têm tempo nem paciência para outro tipo de coisa.. 

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