
Gant
Aqui ficam seis ideias para os dias em que não sabe o que há-de pôr, para remediar faltas de última hora ou para dar uso a peças que andam perdidas no oceano do seu armário.
1 – Vestidinho multiusos

Mistérios de Inverno: encontrar vestidos de manga comprida nas lojas é milagre. Mas um sheath dress de algodão espesso (ou um sheath dress de lã que vá-se lá saber porquê, é de cavas) pode usar-se todo o ano. Basta transformá-lo numa saia – vestido como nos anos 60 (as vossas mães devem lembrar-se do que isso era) usando um top quentinho, camisola de malha fina ou camisa por baixo.
Para ir trabalhar, acompanhe-se de uma carteira clássica e pumps de salto médio, estilo Ferragamo. Para a noite, escolha um modelo decotado sobre uma camisa um pouco mais aberta e uns stilettos.
Outra opção para sair são os modelos acima do joelho: ficam lindamente com cuissardes de salto alto e uma camisa preta – muito Brigitte Bardot, especialmente se tiver um vestido aos quadradinhos.
Pode também inverter o jogo de sobreposições e colocar um cardigan por cima do vestido, como Victoria Beckham: depois é só atirar um sobretudo por cima disso tudo, passe o pleonasmo…
2- Camisa nova, ou faz de conta
Ao fazer compras para clientes, notei que neste Outono -Inverno, por qualquer motivo, há poucas camisas clássicas e de bom corte à venda nas lojas mais comuns. Ou seja, é um bom ano para comprar sweat shirts bonitinhas com aplicações, tops boxy e blusas soltas…mas se quiser renovar o stock de camisas intemporais e tiver um orçamento controlado vai precisar de pesquisar bastante.
A solução? Reciclar. Poucas coisas se prestam a tantos devaneios de styling como uma camisa branca ou oxford. Mas qualquer camisa clássica ou de estampado masculino servirá.
Se algumas das suas encolherem, use-as por dentro de calças ou saias de cintura subida, para um efeito chic em segundos. Se precisa de um modelo mais comprido, assalte o armário dos cavalheiros lá de casa e procure uma de tamanho razoável (XXL não serve): sobre breeches ou jeggings, com um cardigan bem comportado e botas de montar, ficam do mais preppy que pode haver.
Também resultam sob um pullover de losangos ou camisola de malha espessa.
3 – Sapatos extravagantes…que nunca calça
Comprou e agora não sabe o que lhes há-de fazer. Pois bem, se não tiverem brilhos ou aplicações que os limitem ao uso nocturno, o remédio é transformá-los nuns statement shoes: ou seja, usá-los de modo a serem a única peça chamativa num visual.
Uma silhueta simples de skinny jeans ou calças lápis (pretas ou, se quiser alongar as pernas, num tom base semelhante ao dos sapatos) – num look preto integral, ou acompanhados de um top branco ou neutro. Cabelo ligeiramente “desmazelado”, uma bonita maquilhagem, uma carteira com bom ar que não contraste com o calçado, et voilá.
4 – Blazer do colégio…ou da sua mãe nos anos 80…ou do escritório que deixou de usar!
Se foi ficando por uma questão de valor estimativo, parabéns: agora é tendência e pode tirar partido dele: actualmente os blazers, nos seus vários tipos, prestam-se a quase tudo; mas uma maneira divertida de os usar mais vezes é acompanhando-o de uns boyfriend jeans (não demasiado largos) ou skinnies em distressed denim (que tenham rasgões discretos, vá). Quanto mais bem comportadinho for o casaco (os de botões dourados são um amor) mais elegante ficará, mas mantenha o resto da toilette subtil, cool e sem um cabelo fora do sítio.
CLIQUE PARA LER O RESTO