O estilo não conhece idade nem personalidade. A fazer cair preconceitos por terra sobre o que são as mulheres (ou podem ser) com mais de 70 anos, está a série da Netflix, ‘Grace and Frankie’, em que as duas protagonistas (e as personagens que interpretam) são septuagenárias assumidas, mas ao mesmo tempo senhoras de um estilo definido e apurado. Diferente? Sim, tão diferente com as suas personalidades na série, mas isso ainda torna tudo mais divertido.
No caso de Grace, personagem encarnada pela veterana Jane Fonda, de 72 anos, deparamo-nos com o gosto pelo lado mais clássico e chique, ou não se tratasse de uma mulher de negócios. Cores neutras, blusas brancas ou de cores sólidas, saias-lápis, calças recta, vestidos abaixo do joelho de corte estruturado, cardigans, tudo com ar de boa qualidade e de uma elegância intemporal são as apostas de Grace. Os acessórios são discretos, sendo que abusa de sapatos e botas com saltos e nunca, mas nunca, prescinde de uma maquilhagem cuidada e de um cabelo no lugar (e os fios brancos não são uma opção).
Por outro lado, temos Frankie, papel que pertence a Lily Tomlin, 76, que faz sobressair um lado mais hippie e adepto dos anos 70. Aí há espaço para um estilo assumidamente mais boémio, de roupas mais soltas e largas, e padrões muito mais exuberantes, em que os estampados não estão nem por sombras proibidos. Os seus looks reflectem o lado mais artístico e criativo da personagem, mas não é o cabelo grisalho que a impede de dar largas à imaginação no que se refere a moda. Exemplo os acessórios, sempre em estilo statement, os lenços e os brincos grandes.
Agora que está a chegar a terceira temporada de Grace and Frankie na Netflix – estreia a 6 de Maio-, esperamos para ver que novos looks nos aguardam (e inspiram).