Não são raros os dias em que Kim Kardashian se vê envolta em polémica, mas desta vez as acusações subiram de tom. A conta de Instagram @diet_prada comparou dois vestidos e um casaco usados pela ‘socialite’ e pela filha, North West, e não tem dúvidas de que se tratou de um roubo das ideias dos designers Demna Gvasalia e Rei Kawakubo.
Tudo começou com a publicação de uma fotografia em que Kim aparece com um vestido cinzento de lantejoulas a segurar a mão da filha, que leva uma versão em miniatura do outfit da mãe. O vestido personalizado faz parte da linha da Kids Supply, a marca de roupa infantil criada por Kim e pelo marido, Kanye West, mas, segundo a acusação da Diet Prada, não passa de um plágio.
Numa publicação altamente irónica no Instagram, a Diet Prada comenta: “EXCLUSIVO: a @vetements_official apresentou a primeira campanha publicitária Primavera/Verão 2018 em exclusivo para a Diet Prada. De acordo com os temas familiares explorados por Demna Gvasalia, diretor criativo da Vetements, a primeira imagem divulgada apresenta a icônica dupla mãe e filha Kim Kardashian West e North West #fakenews…“
As denúncias não pararam por aqui e o casaco que Kim definiu como o preferido de Saints (o outro filho do casal, que ainda espera um terceiro) também foi visado: segundo a publicação, trata-se de uma réplica de um casaco da marca @commedesgarcons x Kosho & Co, o que levou a Diet Prada a recorrer novamente ao humor, criando um logótipo para a “nova marca”:
E a defesa de Kim Kardashian?
A resposta dos responsáveis pela Kids Supply não se fez esperar, afirmando que o objetivo da ‘socialite’ nunca foi roubar ideias, mas “prestar homenagem” os designers. Terá sido exatamente por isso que Kim chamou ao vestido da filha ‘Demna Dress‘ (Demna é o primeiro nome de um dos designers citados) e ao casaco ‘Rei Bomber‘ (referência ao outro designer, Rei Kawakubo). “A ideia por trás da Kids Supply é dar às pessoas a oportunidade de comprar produtos que de outra forma nunca seriam acessíveis a crianças. Decidimos lançar o ‘vestido Demna’ depois de termos personalizado um para a North, porque tivemos uma ótima reação e uma inundação de pedidos de pessoas que o queriam para os próprios filhos“, lê-se no comunicado.
Em ambos os casos, Kim Kardashian deixou claro no Instagram que os lucros serão doados ao Children’s Hospital de Los Angeles.