Nesta segunda-feira, 26 de abril, assinala-se o Dia da Produção Nacional. Uma data comemorativa que visa sensibilizar a população para a importância social económica da produção nacional, nomeadamente o combate ao desemprego, a dinamização da oferta, o equilíbrio da balança comercial e o contributo para a afirmação dos produtos portugueses nos mercados externos.
Reunimos alguns exemplos de marcas portuguesas muito bem-sucedidas no setor da moda, tanto a nível nacional como internacional, que levam a nossa bandeira além-fronteiras.
Salsa
A Salsa nasceu em 1994, em Vila Nova de Famalicão, no seio de uma empresa familiar. Conhecida essencialmente pelo denim, está presente em 35 países, é comercializada em mais de 250 pontos de venda (marca própria e shop-in-shop) e em mais de dois mil clientes multimarcas. É também a líder nacional do mercado das calças de ganga.
Um dos seus grandes trunfos da Salsa é o facto de ter em conta a singularidade de cada um. Ou seja, tem como objetivo criar peças que se adaptem ao corpo como uma segunda pele, oferecendo conforto e sensualidade. Uma estratégia que resulta na de mais de 20 modelos para mulher e homem.
Parfois
Muitos pensam que esta empresa de venda de bijuteria, acessórios de moda, roupa e calçado é francesa, mas a trata-se de uma marca nacional sediada no Porto. Tudo começou em 1994, graças à visão e garra de Manuela Medeiros, que na altura tinha 42 anos e tinha o objetivo de democratizar o acesso à moda a todas as mulheres.
Passados 27 anos, o sonho tornou-se realidade e superou todas as expectativas: a Parfois está presente em 65 países, sendo que Espanha e Portugal representam os maiores mercados, com 318 e 148 pontos de venda, respetivamente.
Josefinas
O nome não engana: é uma marca portuguesa, com certeza. Aliás, no que diz respeito a calçado “made in Portugal”, é uma das “mais mediáticas nos media internacionais”, diz a Marketeer.
Batizada em homenagem à avó da fundadora, Filipa Júlio, conta com modelos inspirados por um particular fascínio pelo ballet. De S. João da Madeira para o mundo, estas bailarinas já percorreram o globo, tanto no ciberespaço como nos pés de conhecidas influencers, incluindoChiara Ferragni, Aimee Song.
Cantê
Contar esta história é resumir um dos grandes casos de sucesso do empreendedorismo português; de um projeto idealizado por Mariana Delgado e Rita Soares, duas amigas que davam os primeiros passos nas respetivas carreiras de arquitetas e decidiram fazer do amor partilhado pela praia um negócio.
O nome Cantê, uma adaptação da palavra portuguesa “canté”, que significa “oxalá”, é profético. Atualmente empregam 14 pessoas a tempo inteiro e cimentaram a sua posição como pioneiras do conceito de fatos de banho made in Portugal.