O valor simbólico do casamento permanece inalterável a longo do tempo, mas a forma como nos relacionamos com o vestido de noiva não. Numa sociedade em que são cada vez mais urgentes as decisões com impacto positivo no ambiente, cresce a opção de não comprar novo, mas recorrer à compra em “segunda mão”. E também são cada vez mais as mulheres que tomam a opção de colocar à venda o seu vestido, alimentando o ciclo de reutilização do que afinal de contas está como novo. De acordo com dados* de 2021 da Vinted houve, em relação ao ano anterior, um aumento de 23 % em pesquisas por vestidos de noiva.
Vamos então ver mais atentamente os motivos de optar por um vestido de casamento em segunda mão:
- A roupa de casamento em segunda mão é mais sustentável: Com vestidos de casamento já usados, poupamos recursos e saltamos as extensas rotas comerciais. Segundo relatório da WRAP, um aumento de 10 % nas vendas de artigos em segunda mão poderia poupar 3 % de carbono, 4 % de água e 1 % de resíduos por tonelada de vestuário.
- Os vestidos de noiva vintage estão na moda: Se gostamos de peças vintage ou queremos usar uma peça verdadeiramente única, um vestido de noiva já usado é uma ótima escolha.
- Não há lista de espera: Encontremos o vestido que queremos, facilmente e sem chatices — a grande variedade de itens na Vinted está disponível na hora.
- Os vestidos de noiva em segunda mão estão muitas vezes como novos: de modo geral, uma vez que os vestidos foram usados apenas uma vez, dificilmente desvalorizam ou perdem qualidade.
- Demonstremos o nosso afeto: Porquê guardá-lo durante décadas em vez de o deixar seguir o seu destino? O vestido merece evocar este sentimento muito especial e gerar novas memórias singulares noutra noiva feliz.
- Dica profissional: Reservar um tempo extra para ajustar ou modificar aquela peça especial, se necessário, para sentirmos que, no grande dia, tudo está perfeito.
- Vamos lá convencer os nossos entes queridos! O nosso futuro marido ou mulher pode também arranjar o conjunto especial em segunda mão; e as damas de honor e os padrinhos? Talvez até possa tornar-se o dress code dos convidados…?
* A Vinted analisou o número de pesquisas por vestidos de casamento, em comparação com todas as pesquisas globais em 2021 vs. 2020
** Fonte: portal do INE