É isso mesmo! As Levi’s 501 fazem 150 anos! Foi em 1873 que foi patenteado o primeiro modelo da icónica peça de vestuário americana que depressa conquistou o mundo inteiro: um macacão de cintura com rebites de cobre em denim, que resultou da parceria de Jacob Davis, perito em workwear que inventou a inovadora aplicação de rebites, e o seu fornecedor de tecidos e artigos de retrosaria, Levi Strauss. Aqui ficam alguns factos e curiosidades sobre as 501, que continuam em constante actualização.
1- Foram os irmãos Stern, sobrinhos de Levi Strauss, que, em 1925, fizeram aumentar verdadeiramente as vendas das primeiras 501, adicionando-lhes presilhas de cinto.
2- Nos anos 30 as Levi’s 501 colaram-se, através da publicidade, ao imaginário do faraoeste e tornaram-se populares entre cowboys e cavaleiros de rodeos.
3- As revistas femininas ajudaram a lançar a moda, sugerindo a Levi’s 501 como a escolha perfeita para umas férias no rancho. Nos anos 30 e 40 não era bem visto o uso de calças por parte das mulheres e até a Levi’s lançar a primeira linha de jeans femininos, as Lady Levi’s, elas usavam as dos maridos ou namorados.
4- Foi John Wayne que lançou a moda em Hollywood, quando apareceu a usar umas Levi’s 501 Originals no filme Stagecoach.
5- Foi depois das II Guerra Mundial que as Levi’s 501 se descolaram verdadeiramente da roupa de trabalho e passaram pertencer ao ‘clube’ da roupa informal. Tornaram-se rapidamente populares entre os soldados que voltavam da guerra, clubes de motoqueiros, artistas, músicos e, sobretudo, adolescentes.
6- Marlon Brando, que apareceu a usar as Levi’s 501 no filme The Wild One, transformando-as num símbolo da contracultura, que ganhou força nos anos 60. Os icónicos jeans marcaram presença em Woodstock, nos protestos contra a Guerra do Vietnam, entre outros importantes movimentos da altura.
7- Bob Dylan aparece a usar umas levi’s 501 na capa do seu álbum The Freewheelin’
8- A etiqueta vermelha ou Red Tab, ainda hoje usada, foi a forma que a Levi’s encontrou para os consumidores distinguirem facilmente as calças 501.
9- O sucesso da Levi’s estendeu-se a outros países durante as décadas de 70 e 80. Na antiga União Soviética tornaram-se moeda de troca nos mercados negros da antiga e no Japão causaram total euforia.
10- Em 1999, as Levi’s 501, que se têm adaptado ao gosto e necessidades dos consumidores ao longo dos tempos, foram eleitas pela revista Time o ‘item de moda do século 20’.