Criar a nossa melhor versão pode soar a cliché de coach motivacional do século XXI, mas há um motivo para existirem frases feitas: é que elas estão certas. Criada há sete anos, a marca que começou por dar os primeiros passos através das redes sociais foi ganhando terreno, uma comunidade, o apreço dos experts e aterrou numa passerelle que é hoje um dos seus momentos de maior força de expressão. Depois de ter atravessado o oceano, a Buzina volta a assentar os pés na terra e, sem chegar a uma crise de identidade, sentiu necessidade de olhar para trás antes de seguir numa nova direção. Com um trabalho vincado que a posicionou na linha da frente do empoderamento feminino através da Moda, roupas que já foram comparadas a sacos de batatas e um toque de desafio e humor espelhado em todas as suas campanhas, a marca chega agora à passerelle da ModaLisboa Core com aquilo que tem de mais precioso: a sua identidade.
SPLICE 23 ou ‘Onde é que já vi isto?’
‘Buzinificar’ o guarda-roupa é dar voz ao que poderá ser incómodo, é não ter medo de cair no ridículo, é saber rir de si mesmo. Assim, nesta passerelle a marca resgatou as células genéticas que a acompanham desde o início (SPLICE: o processo de criação do ADN) e acrescentou-lhes uma dose extra de experiência, humor e um grande ‘que se lixe’ que só chega com a maturidade. Buzina em 2023 é sinónimo de barulho através de cores estridentes, como os tons néon que formam espinhas dorsais nas costas das modelos. É ‘desvirtuar’ tecidos nobres como o mikado, trazendo para peças de caracter mundano. É continuar a criar através do material que Vera não entendia porque só servia para os forros internos, o tafetá.
Se dizem que a cópia é a melhor forma de elogio, então e a autocópia? Esta estação, é mais uma vez sobre amor que nos fala a Buzina. O mais genuíno, desafiador e possivelmente incómodo. O que não agrada a todos, nem que quisesse. O que vasculha e analisa as memórias do passado. O que promete um futuro mais risonho. O de nós para nós. O próprio.
Terra dos sonhos: Buzina x Tous
Pensar em grande é um dos lemas da Buzina, mas sempre soube que chegaria mais longe fazendo-o em conjunto. É por isso que na edição em que tudo é maximizado a marca entra na passerelle acompanhada da etiqueta de acessórios cujo motor maior é a autoexpressão. Com pilares de sustentação que assentam na ousadia, bom humor e criatividade, as criações Tous circundam na mesma atmosfera que as da Buzina e respiram do mesmo ar. Com uma lufada de ar fresco injetada a cada nova coleção, o universo da marca espanhola concentra-se em mais do que em explicações – é sobre sensações, é sobre fazer do que se usa um espelho da nossa identidade, é sobre ser-se verdadeiramente livre. Só assim a nossa imaginação recebe permissão para sonhar sem limites e só assim seria possível chegar às peças que adornam os braços, pescoços e orelhas da coleção SPLICE.