A estética maximalista expressa extravagância e espetáculo, englobando cores vivas, padrões ousados, acessórios grandes, detalhes intrincados e designs que cativam o olhar. No que às tendências diz respeito, abrange várias eras da moda, do Disco Glam dos anos 1970 às silhuetas oversized dos anos 1980.
Da alta costura ao estilo de rua, a moda maximalista é mais do que um visual; é uma sensibilidade. As suas características incluem:
-
Acessórios statement: para adicionar um pouco de drama;
-
Cores: um toque de cor, várias cores complementares ou tons contrastantes;
-
Padrões: estampados ousados e complexos, sendo que misturar e combinar diferentes padrões é um fator comum no estilo maximalista;
-
Silhuetas: os designers de moda maximalistas favorecem mangas grandes, estilo abalonadas, saias rodadas e calças largas;
-
Texturas: uma combinação de diferentes tipos de tecidos com texturas variadas, como veludo, renda, couro, cetim e seda, para fazer uma declaração.
4 dicas para um estilo maximalista
A chave para o maximalismo é fazer escolhas de moda ousadas. Quanto ao styling, considere as seguintes dicas:
-
Equilibrar os elementos do visual: combine uma peça chamativa, como uma saia grande com plissados ou calças largas, com um top justo. Também pode equilibrar uma silhueta ou acessório oversized ao usar uma cor neutra. Por exemplo, junte um vestido de cor sólida com um colar grande, brincos e pulseiras;
-
Escolher cores complementares ou contrastantes: pode escolher peças em cores complementares e texturas diferentes para criar um look coeso. Também pode selecionar acessórios com cores opostas na roda de cores para obter um contraste ousado.
-
Vestir-se por camadas: construa o seu look maximalista camada por camada, começando com a base do visual. Por exemplo, pode sobrepor uma T-shirt simples com calças coloridas, um blazer estampado e vários colares para criar uma roupa ousada.
-
Misturar e combinar para encontrar o seu estilo: o maximalismo é sobre expressar individualidade e estilo pessoal. Use peças que adora e combine-as com outros artigos e acessórios para criar looks. Construir um guarda-roupa maximalista é uma oportunidade de praticar a sustentabilidade; pode encontrar itens de roupas retro em lojas de segunda mão para usar repetidamente.