A Semana da Moda de Milão decorreu entre 19 e 25 de setembro
Fotografia: Daniele Venturelli/WireImage

A viagem bianual com quatro paragens está na sua última etapa, com o decorrer da Semana da Moda de Milão. Como sempre, a capital italiana da moda fervilhava de entusiasmo para descobrir as próximas coleções de algumas das marcas mais conceituadas do ramo. 

Das aguardadas estreias de estilistas, passando por apresentações vanguardistas nas passarelas,  à participação de supermodelos, eis nove momentos marcantes.

Juízo Final na Sunnei

Na Semana de Moda de Milão, Sunnei criou um nicho ao realizar desfiles imersivos onde os participantes não são meros espectadores, mas participantes. Na temporada passada, o desfile outono/inverno 2023 da marca tornou-se viral pelos modelos que faziam crowdsurfing. Nesta temporada, Sunnei recebeu os convidados com cartazes estampados com números de 0 a 10. À medida que os modelos subiam à passarela, o público levantava os objetos, avaliando cada look.


Sejam bem-vindos à festa da Diesel

Os desfiles de moda são famosos por serem eventos exclusivos, apenas para convidados. Contudo, na Diesel, Glenn Martens desafiou a norma ao organizar uma festa aberta ao público, com oito horas de duração e uma lista de sete mil convidados.

O show foi concebido para recriar o ambiente de um concerto, com alguns convidados em arquibancadas altíssimas e outros amontoados ao redor passarela. O pano de fundo era um ecrã gigante que transmitia o desfile. Terminado o evento, o local transformou-se num cinema gratuito para exibição de filmes com curadoria de Martens durante todo o fim de semana.


Chuva de supermodelos no desfile da Versace

Como sempre, Donatella Versace reuniu um clã de supermodelos para o seu desfile durante a Semana da Moda de Milão, na apresentação das propostas para a primavera/verão de 2024. Kendall Jenner abriu as hostilidades, enquanto Vittoria Ceretti, Imaan Hammam, Iris Law e Mona Tougaard desfilaram pela passarela com padrão xadrez. O encerramento ficou a cargo de Gigi Hadid e Claudia Schiffer.


Moschino celebra 40 anos de amor

Após a saída de Jeremy Scott, no início deste ano, o cargo de diretor criativo da Moschino não foi ocupado. Para o desfile de primavera/verão 2024, que também marcou a comemoração do 40.º aniversário, a marca adotou uma abordagem única: recrutou quatro estilistas icónicas — Carlyne Cerf de Dudzeele, Gabriella Karefa-Johnson, Lucia Liu e Katie Grand — para reinterpretar quatro décadas de arquivos.

Para o final ficou a apresentação da violinista Laura Marzadori, que tocou uma das músicas favoritas de Franco Moschino, o fundador da marca. Ao som de “I Am What I Am”, de Gloria Gaynor, as modelos desfilaram na passarela com t-shirts que diziam “Borrow Me, Wear Me, Hug Me, ❤️Me”.


Prada aposta novamente no slime

Na Prada, os looks da próxima temporada foram descritos como “silhuetas formais emprestadas da moda masculina”. Porém, a arquitetura das roupas foi apenas uma das coisas tiradas do departamento masculino.

No que parecia ser uma extensão do desfile de menswear primavera/verão 2024, a marca apresentou-se na Fondazione Prada em Milão, onde a passarela foi dividida por uma cortina de slime. Ecoando o seu recente desfile de moda masculina, um líquido pegajoso escorria do teto, pingando na passarela e formando poças.


Tom Ford passa o bastão a Peter Hawkings

No início deste ano, Tom Ford anunciou que Peter Hawkings assumiria o cargo de diretor criativo após trabalhar em estreita colaboração com o criador americano durante quase 25 anos. Hawkings apresentou uma coleção que exalava sensualidade e elegância em Milão. Inspirado em Donyale Luna, uma supermodelo negra pioneira dos anos 1960 e 1970, o designer combinou elementos masculinos e femininos sem esquecer o glamour característico da marca. 


Moda e tecnologia colidem em desfile futurista da Boss

O tema da coleção mais recente da Boss, “CorpCore”, transformou o centro de conferências Allianz MiCo de Milão no Boss Techtopia: um local de trabalho futurista que combinava perfeitamente tecnologia e natureza para criar um oásis de tranquilidade.

Porém, o destaque do desfile foi Sophia, um robô de última geração da Hanson Robotics, que deu as boas-vindas aos convidados e sentou-se na primeira fila. Os convidados caminharam por túneis com hologramas, levando a um pátio de entrada de alta tecnologia antes de chegarem à passarela, que reunia elementos tradicionais de escritório, futuristas e científicos.


Chegou a Gucci de Sabato De Sarno

O primeiro desfile da Gucci sob o comando de Sabato De Sarno foi o evento mais esperado da Semana de Moda de Milão e não dececionou. A passarela ganhou vida com silhuetas clean, couros macios, calções super curtos, blazers de alfaiataria e adornos de cristais. Intitulado ‘Ancora’, que pode ser traduzido como ‘novamente’, com o desfile de estreia, De Sarno expressou o seu desejo de “apaixonar-se novamente pela moda”.


The Attico faz de Milão a sua passarela

Para o seu desfile de estreia, The Attico transformou a rua Via Guerrazzi, em Milão, na sua passarela, disponibilizando sofás para acomodar os convidados. Vittoria Ceretti liderou um grupo de modelos na estrutura improvisada, revelando a visão da marca para a próxima temporada.

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