Para marcar o Dia Internacional das Raparigas, a Barbie anunciou em todo o mundo, uma iniciativa de longo prazo, denominada ‘Dream Gap Project’, que tem como objetivo chamar a atenção para os fatores limitadores que impedem as meninas de acreditarem no seu verdadeiro potencial.
Estudos indicam que a partir dos 5 anos, muitas meninas acreditam que o seu género é menos inteligente e começam a perder confiança nas suas competências. Estereótipos culturais, enviesamentos implícitos e a representação nos media têm vindo a reforçar este problema que foi chamado ‘Dream Gap’.
A confiança das raparigas nelas próprias é impactada por estes fatores limitadores, por isso, a Barbie está empenhada em destacar exemplos em todo o mundo de mulheres que são modelos a seguir nos quais as meninas se podem inspirar a seguir os seus sonhos. O ‘Dream Gap Project’ pretende mover a sociedade para apoiar meninas a pensarem que podem mesmo ser o que quiserem.
Pelo terceiro ano consecutivo, os Barbie Awards regressaram para distinguir uma série de mulheres inspiradoras para as crianças Portuguesas. A edição deste ano aconteceu quinta-feira, dia 11 de outubro, Dia Internacional das Raparigas, em Lisboa, e homenageou Ana Moura, Cláudia Vieira, Conceição Queiroz, Gisela João, Joana Schenker, Joana Vasconcelos, Madalena Amaral, Raquel Strada, Telma Monteiro e Zita Martins que receberam bonecas one-of-a-kind idênticas a si.
Num inquérito desenvolvido pela Mattel Portugal em Setembro do presente ano, sobressai a atualidade da questão sobre a igualdade de oportunidades, onde 64% dos inquiridos não acreditam que as raparigas têm atualmente, as mesmas oportunidades profissionais que os rapazes. Por isso, a Barbie quer com estes awards divulgar exemplos de mulheres Portuguesas modelo, que continuam a inspirar mais meninas pelo mundo inteiro. Porque pensar que podem ser o que quiserem é o início, mas ver alguém que realmente conseguiu faz a diferença