
Damos-lhe a conhecer as vencedoras de cada categoria dos Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2019, que foram entregues esta segunda-feira, 13 de janeiro.
Categoria “Artes” – Maria João Luís

Atriz e encenadora
Estreou-se n’A Barraca em 1985. Trabalhou em várias companhias, como a Comuna e a Cornucópia. Fundou o Teatro da Terra com o intuito de descentralizar a cultura através do teatro, trabalhando com associações locais onde monta espetáculos com não profissionais. Este ano foi nomeada diretora artística do Alter Culturfest. Protagoniza também várias novelas.
Categoria “Ciência” – Fátima Cardoso

Investigadora na áreado cancro
Diretora da Unidade de Mama do Centro Champalimaud, é presidente da ABC Global Alliance, que lançou em 2016. Entre outros cargos, é membro do Comité de Direção do Cancro de Mama da American Society of Clinical Oncology. Em 2019 foi distinguida com o Prémio Cancro da Mama Avançado, pela Sociedade Europeia de Oncologia.
Categoria “Negócios” – Daniela Braga

DefinedCrowd
Fundadora da DefinedCrowd, startup especializada em dados para Inteligência Artificial, tem um portfolio de clientes maioritariamente constituído por empresas como a Microsoft, a IBM ou a Google. Em apenas três anos conseguiu captar um investimento de mais de12,9 milhões de euros.
Categoria “Desporto” – Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira

Ginástica acrobática
Vindas do Acro Clube da Maia, conquistaram uma medalha de ouro na Taça do Mundo de Ginástica Acrobática, em 2019. Em novembro, a dupla chegou à prata na final de equilíbrio no Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática, em Israel. Ganharam depois a medalha de ouro da prova de ‘all around’, ganhando o título de campeãs da Europa.
Categoria “Solidariedade” – Adriana Costa Santos

Plataforma Cidadã de Apoio aos Refugiados
Com apenas 25 anos, é o rosto da Plataforma Cidadã de Apoio aos Refugiados, considerada pelo ‘Le Soir’ a entidade mais relevante de Bruxelas em termos sociais. Em 2015 mobilizou milhares de cidadãos através das redes sociais para os acolherem nas suas casas. Continua a promover ajuda e sensibilização para a causa dos refugiados.
Prémio Carreira – Maria Antónia Palla

Jornalista e Feminista
Feminista e uma das primeiras mulheres jornalistas em Portugal, profissão que manteve toda a sua vida e pela qual sempre foi apaixonada, Maria Antónia Palla foi a grande vencedora do prémio “Carreira”. No seu discurso inspirador, apelou a que todos encontrassem aquilo que os faz mais felizes e que lhes permite ser independentes. “É preciso lembrar que em todo o mundo são muito poucas as pessoas que têm essa possibilidade. As pessoas normalmente trabalham para sobreviver“, afirmou.