![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/14925170Cr%C3%A9ditos-Valentina-Sampaio-JOY-Model-por-Gabriel-de-Moura.jpg-985x1024.jpeg)
Valentina Sampaio tornou-se na primeira mulher transexual a aparecer na capa da Sports Illustrated Swimsuit. A brasileira de 23 anos foi nomeada rookie do ano 2020, sendo esta a primeira vez que a icónica revista apresenta uma modelo transexual.
“Fiquei emocionada e feliz quando ouvi a notícia. O sentimento era surreal“, contou Sampaio à revista People. “Estar na Sports Illustrated Swimsuitm sempre esteve na lista de metas a serem alcançadas na minha carreira“.
A modelo afirma que ser escolhida para a capa é muito importante para a comunidade LGBT+: “Como comunidade, cada sucesso pessoal é um passo em frente para todos. Sou muito grata a Deus e a todos os que me acompanham“, explicou. “Honro os desafios daqueles que me abriram o caminho, direta ou indiretamente. Fizeram com que tudo isto fosse possível”, reforçou a modelo.
Considerando a longa história da empresa de desafiar a percepção tradicional de beleza e romper as fronteiras na indústria da moda, não é surpresa que Sampaio estivesse no radar do editor d Sports Illustrated Swimsuit.
Day disse à people que foi um enorme privilégio trabalhar com Sampaio na última edição e explicou que está orgulhoso de que a modelo traga a sua mensagem para a revista.
A modelo referiu ainda: “Se a mensagem toca as pessoas e as muda, não pode haver maior privilégio do que esse“.
Sampaio filmou o editorial em Scrub Island com a fotógrafa Josie Clough e chamou a experiência de “verdadeiramente mágica, do começo ao fim“.
“Sou muito grato a MJ e à equipa de SI por me ver e me respeitar como realmente sou e por entender que, mais do que tudo, sou humana”, acrescentou a modelo.
Outras “rookies” de 2020 são Lorena Duran, Kim Riekenberg, Brooks Nader, Marquita Pring, Anita Marshall, Hyunjoo Hwang e Jospehine Skriver, que serão apresentadas na próxima edição.
A edição de 2021 da Sports Illustrated Swimsuits estrá nas bancas a 21 de julho.