Iris Apfel celebrou recentemente o centésimo aniversário. Um marco que nos inspirou a partilhar algumas curiosidades sobre esta mulher que prova que o estilo não tem idade.
Iris Barrel nasceu no dia 29 de agosto de 1921 em Astoria, Queens, Nova Iorque. Estudou História da Arte na Universidade de Nova Iorque e frequentou a Escola de Arte da Universidade do Wisconsin. Na juventude, foi secretária na publicação Women’s Wear Daily e assistente do ilustrador Robert Goodman. Também trabalhou para a designer de interiores Elinor Johnson, sendo que a sua função passava por caracterizar apartamentos para revenda e, como tal, teve a oportunidade de aprimorar o talento para adquirir itens raros.
Em fevereiro de 1948, casou-se com Carl Apfel e adotou o apelido do marido. Dois anos depois, fundaram a empresa de texteis Old World Weavers. O casal especializava-se em reproduções de tecidos dos séculos 17, 18 e 19, e deslocava-se até à Europa duas vezes por ano em busca de materiais que não podiam ser encontrados nos Estados Unidos.
Ao longo da carreira, a empresária participou diversos em projetos de reforma, incluindo na Casa Branca para nove presidentes diferentes: Harry S. Truman, Dwight D. Eisenhower, John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson, Richard Nixon, Gerald Ford, Jimmy Carter, Ronald Reagan e Bill Clinton. Através do negócio de família, os Apfel começaram a viajar por todo o mundo e a administradora, que já tinha desenvolvido a paixão por cores e texturas, passou a colecionar peças de roupa artesanais não ocidentais. Os artigos de moda que usava nas festas da alta sociedade dos seus clientes nos Estados Unidos tornaram-se uma espécie de imagem de marca com uma estética original.
Os visuais de Iris chamam a atenção do mundo. Tanto que o Metropolitam Museum of Art (MET) realizou uma exposição sobre a sua carreira em 2005. Nove anos depois, a vida deste ícone de estilo foi adaptada para o documentário Iris, disponível na plataforma de streaming Amazon Prime. Em 2018, a Mattel homenageou-a com uma boneca Barbie criada à sua imagem e, no ano seguinte, tornou-se a pessoa mais velha de sempre a assinar contrato com a IMG Models, uma das maiores agências de modelos do mundo.
A Old World Weavers manteve as portas abertas até 1992, quando ambos os fundadores se reformaram. Após 68 anos de casamento, Carl morreu no dia 1 de agosto de agosto de 2015, aos 100 anos. Os dois não tiveram filhos por conta da vida profissional bastante exigente, sendo que a designer chegou a afirmar que não queria que os descendentes fossem criados por uma ama.
Para celebrar a vida fantástica de Iris Apfel, reunimos algumas das melhores fotografias desta mulher inspiradora na galeria.