“Girl Power” é um slogan que encoraja e celebra o empoderamento feminino, pelo menos, desde a década de 90. Contudo, felizmente, os bons exemplos nesse sentido antecedem (e muito) a popularidade da frase.
Durante muito tempo, as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla inglesa) foram consideradas um ‘clube de rapazes’. E mesmo nos dias de hoje, com toda a evolução de que nos orgulhamos tanto de ter alcançado enquanto sociedade, a verdade é que ainda há muito trabalho pela frente. Prova disso é que dados de 2018 —que não foi assim há tanto tempo — indicavam que apenas 24% dos trabalhos nestas disciplinas eram liderados por mulheres.
E foi a pensar nelas, nas mulheres brilhantes, que as redes sociais da The Female Quotient, uma plataforma que promove a igualdade no local de trabalho, fez uma publicação viral sobre inventoras negras que tiveram papéis fundamentais na criação de objetos e tecnologias que usamos diariamente e, por conseguinte, mudaram a forma como vivemos.
De filmes 3D a sistemas de segurança, não faltam exemplos de contribuições notáveis deixadas por cientistas, inventoras e empresárias negras.
Percorra a galeria e conheça algumas delas!