Para celebrar o dia da Mulher, a Mango lançou uma coleção muito especial, fruto da colaboração com a ilustradora Torin Ashtun e a escritora Leti Sala. Os lucros desta coleção-cápsula revertem para a ONG espanhola Mundo Cooperante e a sua iniciativa Ser niña es un derecho (Ser rapariga é um direito). Por outro lado, através deste projeto, a marca apoiará quatro organizações sociais no Bangladesh, Índia, Paquistão e Etiópia focadas na promoção da educação e escolarização de raparigas em situações vulneráveis.

Mas esta coleção quer também lembrar uma importante mensagem: a colaboração entre mulheres é importante para conseguirmos relevantes mudanças na sociedade. Em vez de tantas vezes agirmos umas contras as outras, na união é que está o motor da transformação rumo a maior paridade de géneros.

Para dar corpo a esta consolidação, a artista californiana e modelo Torin Ashtun e a escritora barcelonesa Leticia Sala conversam num encontro criativo para fundir pintura e poesia. O resultado do processo foram duas T-shirts para mulher, uma para homem e uma tote bag, que reúnem os seus discursos. Para a campanha, a marca colaborou com a fotógrafa Carlota Guerrero, que através da sua visão única da feminilidade criou imagens inconfundíveis, reflexivas e muito poderosas para a ocasião.


Foi exatamente com Torin Ashtun que tivemos oportunidade de conversar em exclusivo para a ACTIVA. Modelo internacional que já protagonizou campanhas para marcas como a Adidas, Kosas Cosmetics e KKW Beauty, a jovem de 22 anos é uma artista que faz pinturas abstratas usando tinta acrílica sobre tela ou madeira, permitindo que a o seu inconsciente assuma o controle durante todo o processo criativo, um estilo conhecido como automatismo surrealista. Além disso, lançou a sua coleção de roupas, Blume Season, que aposta em peças para todos os tipos de corpos. Quisemos conhecê-la um pouco melhor.

Como é que pintura entrou na sua vida?

Comecei muito jovem. Ter uma abordagem precoce da arte influenciou-me a ser eu sem remorsos. Permitir que minha energia criativa flua livremente permitiu-me reinventar-me uma e outra vez. Ao fazer isso enquanto criança, manteve-me isolada porque não conhecia ninguém que ansiasse por arte como eu. Hoje, não tenho medo de ficar sozinha porque sei que sempre vou ter esse espírito criativo dentro de mim, a guiar-me.

Que materiais prefere usar no seu trabalho?

Realmente não tenho preferência; depende do que crio. Para esta coleção com Mango All as peças foram pintadas com tinta a óleo. A peça intitulada ‘A Maker in her Element’ estava numa tela esticada enquanto ‘Auto-Retrato’ estava em papel oleado.

Da pintura à moda… foi um processo natural?

Moda e pintura são duas expressões artísticas maravilhosas, então sim, foi um processo natural. Tenho uma mente muito imaginativa, então não importa a maneira que escolha para me expressar, a criatividade flui naturalmente. Como expressão artística, a moda é, obviamente, uma grande forma de auto-expressão. Dá-nos o
poder de se expressar através da maneira como nos vestimos.

As suas peças podem ser usadas por todos os tipos de corpos. Essa ideia guiou seu projeto de moda desde o início? Qual foi a reação das mulheres?

Na moda e na arte em geral procuro empoderar as mulheres em meu trabalho retratando histórias de mulheres reais sem a necessidade de diluir sua realidade. Muitas histórias de mulheres foram negligenciadas ou deixadas de lado, mas escolho torná-las o assunto das minhas peças.

Em que medida a atemporalidade está presente na forma como encara a moda?

Está muito presente. Acho que as tendências são divertidas, mas ter peças atemporais é fundamental.

Que tipo de peças a conquistam?

Adoro peças que me fazem sentir bem, confortável, poderosa e bonita.

Como surgiu esta colaboração com a Mango?

Eu já tinha trabalhado com Mango antes, durante a quarentena, quando me pediram para fazer uma Live Art Class através do Instagram. Então, há alguns meses, contataram-me para este projeto incrível e sugeriram que trabalhasse em conjunto com Leticia Sala. Gostei muito da ideia de trabalhar em conjunto com outra mulher maravilhosa, promovendo o conceito de mulheres a apoiar mulheres e podendo usar a moda para celebrar essa causa. Parece-me um grande projeto para mim.

Esta foi a primeira vez que trabalhou com a Leticia…

Sim, e eu nunca a conheci! Ela é uma escritora muito talentosa e adorei trabalhar com ela. Estou muito animado para conhecê-la no evento que vamos ter em Madrid para o lançamento da coleção.

Como foi trabalhar em equipa com outra artista?

Projetar as camisas juntas foi um processo de tentativa e erro. Era tão importante que nós as duas, como artistas, sentíssemos um certo nível de controle criativo no que partilhamos. A melhor maneira para nós de o fazer era ouvir-nos uma à outra e respeitar o processo criativo de cada um. Pessoalmente, mantive a mente aberta para a opinião da equipa sobre as obras, porque sabia que não era apenas sobre a minha própria criatividade, mas sobre o que podemos criar juntos. Não estávamos juntos pessoalmente, fazíamos tudo via online. Foi uma experiência muito diferente e interessante e acho que conseguimos criar uma coleção maravilhosa para a Mango.

Quais foram os maiores desafios neste processo novo de trabalho?

O meu processo criativo exigiu que eu derrubasse as paredes que construí há muito tempo quando se trata de colaborar artisticamente. Estou tão habituada a precisar apenas dar conta da minha própria visão criativa, porém nesse processo tive que me desafiar a ouvir mais do que a falar. Estava tão inspirado pela maneira como tudo se encaixou organicamente, apesar de trabalhar com uma grande equipa que estava quase a seis mil milhas de distância! Desafiar-me desta forma inspirou-me a colaborar com mais frequência e a nunca ter medo de tentar algo novo.

Inspirada nas mulheres, esta coleção também é para homens. É preciso romper com as ideias estabelecidas e valorizar o papel que os homens também têm no processo de emancipação e empoderamento feminino?

É importante ter uma coleção para homens e mulheres porque gera uma oportunidade para os homens apoiarem as mulheres. Esta coleção Mango não está apenas a afirmar que as mulheres apoiam as mulheres, mas que os homens também devem apoiar as mulheres. Claro, vestir uma camisa para apoiar é apenas mais uma coisa que pode ser feita para elevar as mulheres, mas este é um ótimo começo.

Como acha que esse tipo de projeto pode efetivamente mudar a sociedade?

A moda é tão influente! Mesmo que não nos importemos com o tipo de roupa que vestimos, o estilista que criou as peças que estamos a vestir já colocou uma intenção nessas roupas. Quando as marcas reservam tempo para incluir uma mensagem muito importante nas peças, da forma como a Mango está a fazer agora, muitas pessoas ouvem. É negligenciado o poder que as marcas de moda têm sobre a maneira como pensamos e nos vemos. Acredito que se todas as grandes marcas de moda lutassem por um mundo melhor, isso abriria as mentes de pessoas que antes eram fechadas. Acredito que é responsabilidade das marcas trazer consciência porque muitas pessoas de todas as idades seguem o que as suas marcas favoritas promovem. Se uma marca promove o luxo, os adeptos da marca também desenvolverão a mesma mentalidade. É por isso que esta colaboração é tão
impactante. Ver uma marca como a Mango partilhar as histórias de mulheres colaborando com elas influenciará muitas mulheres a se unirem para um bem maior.

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