A artista portuguesa Joana Vasconcelos é a convidada do primeiro episódio da terceira temporada do Casa Dentro, podcast da revista CARAS Decoração. A artista abre as portas do seu atelier, em Lisboa, numa visita guiada por um espaço de criação.
O impato internacional da valquíria criada para o último desfile da Dior, em Paris, as próximas exposições que a levam ao outro lado do mundo, a beleza e criatividade de que gosta de estar rodeada, a inspiração… Tudo cabe numa conversa, conduzida pela jornalista Patrícia Rocha, sobre a arte e a vida.
O podcast está disponível, em audio e vídeo, aqui. É uma viagem a um mundo encantado e em que muitos de nós tínhamos curiosidade de entrar.
A sua obra atualiza o movimento de artes e ofícios para o século XXI; incorporando objetos do dia a dia, com humor e ironia, estabelecendo a ponte entre o ambiente privado e a esfera pública, questionando o estatuto da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva.
Nascida em 1971, Joana Vasconcelos é uma artista plástica reconhecida mundialmente pelas suas esculturas monumentais, com uma prática de 25 anos se estende ao desenho e ao vídeo. A sua obra atualiza o movimento de artes e ofícios para o século XXI; incorporando objetos do dia a dia, com humor e ironia, estabelecendo a ponte entre o ambiente privado e a esfera pública, questionando o estatuto da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva.
A aclamação internacional chegou com a primeira Bienal de Veneza curada por mulheres, em 2005 com A Noiva. Em 2013 voltou a chamar a atenção com Trafaria Praia, o primeiro pavilhão flutuante da história do certame, a representar Portugal. A mais jovem artista e primeira mulher a expor no Palácio de Versalhes, em 2012 a sua exposição foi a mais visitada em França em 50 anos, com um número recorde de 1,6 milhões de visitantes.