Dizem que quem corre por gosto não cansa. É o caso de Maria da Penha Pereira Coutinho, sócia fundadora e CEO do grupo Os Suspeitos do Costume, que já se habituou a não ter dias típicos. Numa das configurações possíveis, desdobra-se em reuniões de administração, de gestão e operacionais; e em visitas aos negócios que detém em Lisboa O que nunca falha são alguns rituais de autocuidado, como o exercício físico, e, acima de tudo, jantar com a família.

A importância das reuniões (e do diálogo sobre todo o tipo de assuntos) à mesa prende-se com algumas das memórias mais antigas que a empresária tem: as férias em Lamego, na casa dos avós paternos, com os tios e 29 primos. “Os grandes repastos eram acompanhados de longas conversas, gargalhadas e muito sentido de humor (…) Não faltavam festas, convívios e piqueniques com amigos”, conta-nos.

Curiosamente, nunca lhe passou pela cabeça dedicar-se à hospitalidade. Psicóloga de formação, trabalhou 20 anos em Gestão de Recursos Humanos e sempre pensou que faria carreira nesse campo. Porém, a vida tinha outros planos.

“A restauração foi um acaso, uma oportunidade que surgiu. Primeiro veio o Vilão, em 2013, e depois o Le Chat, em 2017. Um levou ao outro”, explica, acrescentando que as competências adquiridas anteriormente, tanto no ensino superior como no mercado de trabalho, não foram desperdiçadas. “A minha formação em Psicologia e experiência em gestão de pessoas proporcionou-me uma base sólida de competências, conhecimentos e capacidades, que tenho aplicado na área da hospitalidade, mais concretamente ao turismo e à restauração”.

Cinco anos após ter dado o salto para um mundo novo, o balanço é positivo: reinventou-se profissionalmente e tem no currículo três espaços de referência na capital — Catch Me, O Bom O Mau e o Vilão e Eat Pray Love. Em conversa com o site da ACTIVA, Maria da Penha Pereira Coutinho, empreendedora e mãe de três, fala sobre este percurso que surgiu da paixão de fazer os outros felizes.

 O grupo Os Suspeitos do Costume nasceu em 2019 com que missão?


Criar experiências urbanas incríveis, em locais extraordinários, que fazem pessoas felizes. Cada espaço dos Suspeitos do Costume propõe-se a transformar para bem receber os seus clientes, surpreender e ser surpreendido. Muito mais do que felicidade individual, somos criadores de alegria partilhada. Queremos ser o melhor espaço em cada um dos segmentos. Queremos, inclusive, ser referenciados como incríveis internacionalmente.

Porquê o nome Os Suspeitos do Costume?


Os nossos espaços têm nomes de filmes. Para o Grupo queríamos um nome forte, original e impactante. Deixamos pegadas por onde andamos e somos distintos naquilo que fazemos. “Logo vi que era dos Suspeitos do Costume” é o que queremos que os nossos clientes digam.

Atualmente, detêm três espaços de referência em Lisboa: O Bom Mau e o Vilão; Catch me e o recém-inaugurado Eat Pray Love. O que distingue cada um deles e as respetivas ementas?


O Bom o Mau e o Vilão é um bar cool — para mim o mais cool — e eclético, que se distingue pela sua agenda musical escolhida a dedo, os cocktails de autor e uma atmosfera vintage e única. Os nossos clientes, muitos portugueses e estrangeiros, sentem-se em casa e não resistem também à animada pista de dança.

O Catch Me é um restaurante-bar-rooftop focado em Lifestyle. É a melhor esplanada de Lisboa e um espaço que muda ao longo do dia, de um almoço até uma festa muito sofisticada à noite. Dono de uma excelente vista, gente gira e boa música, proporciona uma experiência gastronómica única com um menu delicioso que cruza sabores do mundo. Pretende também ser um espaço de referência para grupos e eventos (inter)nacionais.

O Eat Pray Love é um restaurante com o conceito de que ser saudável é comer de forma deliciosa e divertida, conjugando ingredientes orgânicos, naturais, frescos, locais e saborosos. A lógica é: “sei que o que comer no EPL terá boa qualidade”. Para além do simples ato de comer, inspira a uma mudança de mentalidade e de hábitos alimentares nos nossos clientes (Eat); pretende integrar uma componente de bem-estar mental (Pray), incluindo aulas de ioga e palestras; promove as relações positivas entre as pessoas (Love).

Temos um outro espaço, o Meia Nau, que estamos a transformar num social club e também terá o nome de um filme.

Nos tempos que correm, como é que o nosso estilo de vida corrido afeta (ou não) o ramo da restauração?

Por um lado, no dia a dia, muitas pessoas procuram refeições rápidas fora de casa, porque têm menos tempo para comer e cozinhar. Por outro, para compensar a correria do dia a dia, há quem procure locais para relaxar, onde se sinta bem, para divertir-se e estar com os amigos. Os restaurantes têm de identificar o segmento de clientes que querem atrair e devem procurar ser a melhor opção para eles. A pergunta que nos fazemos sempre é: “os nossos espaços seriam a nossa escolha se não fossemos os donos?” Se sim, estamos bem.

Ainda temos tempo para jantares de três ou quatro horas?
 

Ainda há espaço para jantares prolongados, embora sejam menos comuns do que no passado. Existem ocasiões especiais em que os clientes estão dispostos a investir mais tempo e dinheiro numa experiência gastronómica completa como, por exemplo, aniversários, encontros românticos e eventos empresariais. Ou, simplesmente, quando desejam ter uma experiência gastronómica memorável e mais relaxante.

Esse ritmo corrido é algo que devemos combater ou a que devemos adaptar-nos?


O ritmo corrido dos clientes pode ser encarado como um desafio, mas também como uma oportunidade. É importante ouvirmos e sentirmos os clientes, adaptando-nos continuamente às suas necessidades e expectativas. Nos nossos espaços, procuramos um bom equilíbrio entre a agilidade e a qualidade. Oferecemos um ambiente acolhedor e confortável para relaxar, incentivamos a atenção ao detalhe, mas também procuramos agilizar o serviço com refeições rápidas e leves.

Qual é o papel da autenticidade no vossa área?


Visamos ser únicos e partilhamos a nossa maneira de viver o mundo. Somos espontâneos e genuínos. Tentamos transmitir uma energia positiva, contagiando aqueles que estão à nossa volta e mostrando o que há de melhor para vivenciar. Os nossos espaços são 100% a nossa cara.

Onde é que isso reflete nos vossos restaurantes?


Criando um bom ambiente e atmosfera, mostrando interesse pelos nossos clientes, sendo autênticos no atendimento e criando uma identidade culinária, ou seja, como são preparados os pratos e de onde vêm os ingredientes.

A Maria da Penha é CEO das três marcas. Que cunho pessoal dá a cada uma delas?


Partilhar com os outros a história que está por detrás de cada marca é uma forma de dar o meu cunho pessoal. Coloco um pouco do meu gosto pessoal na decoração, atento a detalhes, como se da minha casa se tratasse; valorizo as opiniões e feedback dos clientes e dos meus colaboradores; escolho alguns pratos com base nas minhas preferências ou em viagens que fiz; crio eventos temáticos, dando um toque pessoal.

Como foi a jornada para chegar onde está?


Com muitos contratempos, desafios e imprevistos, uma vez que a minha formação e experiência não vêm da restauração, mas também com vontade, determinação, criatividade e muita resiliência.

Há muitas foodpreneurs do sexo feminino ou esta é uma área maioritariamente dominada por homens?


A presença de foodpreneurs tem crescido significativamente nos últimos anos. As mulheres têm desempenhado papéis importantes na indústria alimentar, seja como chefs, proprietárias de restaurantes, empreendedoras de alimentos artesanais, criadoras de startups de alimentos ou consultoras/influencers de cozinha. Aliás, trazem uma perspetiva única, criatividade e inovação neste setor. Embora ainda existam desafios e desigualdades de género, o cenário está a mudar.

Alguma vez se sentiu desmerecida de alguma forma, em algum momento da sua carreira, por ser mulher?

Sim, senti, mais nos primeiros anos de trabalho, por ser mulher e nova. A minha formação em Psicologia, os meus conhecimentos e experiência nas áreas de comunicação e liderança ajudaram-me a vencer esse preconceito. Hoje em dia, não é um problema.

Quais são os seus feitos de que mais se orgulha?


Fazer renascer das cinzas O Bom O Mau e o Vilão após um incêndio que aconteceu em agosto de 2019. Tive de superar a tristeza e os desafios de ver um negócio com uma história destruído, além de lidar com as pessoas que trabalhavam lá na altura. Orgulho-me de ter conseguido reinaugurar o bar sete meses depois, com persistência, capacidade de superação, resiliência e vontade de preservar a história e identidade do Vilão.

Um momento que mudou a sua vida profissional?

A decisão de largar um emprego “fixo” e estável em 2013 para criar um negócio meu, em áreas totalmente distintas daquelas a que estava habituada.

A sua realidade atualmente é muito diferente daquela que imaginava aos 20 anos?

Muitíssimo. Quando eu tinha 20 anos, sabia muito pouco da realidade profissional e, nessa altura, sonhava ser Diretora de Recursos de uma grande empresa.

Quais são os ingredientes para uma boa vida?

Ter um propósito e significado; saúde física e mental; bem-estar emocional, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional; manter boas relações com a família e os amigos; ser grata e apreciar as coisas boas; e procurar lidar com as adversidades de forma saudável.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Sofia Arruda mostra o rosto da filha pela primeira vez

Sofia Arruda mostra o rosto da filha pela primeira vez

Arte e elegância não faltaram em jantar com assinatura

Arte e elegância não faltaram em jantar com assinatura

IRS: Como saber se vai pagar ou receber reembolso

IRS: Como saber se vai pagar ou receber reembolso

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Alice Alves partilha fotografias ternurentas da filha

Alice Alves partilha fotografias ternurentas da filha

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Nova carta do The Yeatman: Ricardo Costa volta a navegar do mar ao rio (com um desvio à Bairrada)

Nova carta do The Yeatman: Ricardo Costa volta a navegar do mar ao rio (com um desvio à Bairrada)

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Apple tem seis meses para ‘abrir’ o iPadOS

Apple tem seis meses para ‘abrir’ o iPadOS

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Famosos na apresentação das novidades do mundo da beleza

Famosos na apresentação das novidades do mundo da beleza

China desenvolve o atlas lunar com “o maior detalhe de sempre”

China desenvolve o atlas lunar com “o maior detalhe de sempre”

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Mono No Aware, a nova exposição da artista  visual Kruella d’Enfer

Mono No Aware, a nova exposição da artista visual Kruella d’Enfer

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Sebastião Bugalho diz que não vê Europa

Sebastião Bugalho diz que não vê Europa "como ambição pessoal" ou "destino de carreira"

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Joana Villas-Boas: a mulher que não larga o novo presidente do FC Porto

Joana Villas-Boas: a mulher que não larga o novo presidente do FC Porto

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

A importância dos MBA e das pós-graduações

A importância dos MBA e das pós-graduações

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites