Rua de São Nicolau, 13. Verifiquei no Google Maps a localização precisa e meti os pés ao caminho. Depois de uns 20 minutos a andar, ali estava a porta que, no topo, indicava que tinha chegado ao meu destino: Home Lisbon Hostel. Era naquele espaço que a minha entrevistada, Isabel Mesquita, mais conhecida como Mamma Isabel (pronunciar com sotaque italiano, por favor), cozinhava, de segunda a sexta, umas belas e bem portuguesas refeições aos hóspedes do hostel que os seus filhos, Bernardo e André, gerem desde 2006. Esses jantares, partilhados por convivas dos quatro cantos do mundo, ficaram famosos, trouxeram prémios internacionais (Best Hostel in the World de 2013 a 2017) e atraíram ainda mais jovens e menos jovens, solitários, grupos e famílias. Foi esse espírito de partilha que viemos conhecer.
Boas recordações
Ao subir pelas escadas de madeira em caracol, deparei-me com o luminoso ‘The Only Way is Up’ e não só segui as indicações como o aroma a canela e maçã. Assim que abri a porta do Hostel, fui inundada de recordações de outros tempos.
A música ambiente, o som do riso e das conversas em inglês de pessoas que acabaram de se conhecer, o movimento frenético (…)
Leia a entrevista completa na ACTIVA de dezembro, já nas bancas.
Isabel Mesquita foi entrevistada por Gisela Henriques, fotografada por Joao Lima, com styling de Patrícia Pinto e maquilhada por Carina Quintiliano.
A ACTIVA de dezembro já está nas bancas, uma edição deliciosa que através da comida nos fala de amor e onde nos sentamos à mesa com a atriz, cozinheira, apresentadora, autora e radialista Joana Barrios.