Andreia Carreiro
Diretora de Inovação e Estratégia da Cleanwatts
Natural dos Açores, onde vive e trabalha, Andreia Carreiro foi a primeira mulher a receber o prémio europeu de energia sustentável, que tem por objetivo premiar mulheres líderes na área da transição energética. Doutorada na área da energia, fez valer os seus conhecimentos em cargos públicos e em projetos de inovação como a Kinergy, que criou para acelerar a transição energética nos Açores.
Catarina de Albuquerque
CEO da Sanitation and Water for All
É a primeira CEO da SWA, parceria global multissetorial, organizada pela ONU, junto dos governos e dos seus parceiros da sociedade civil, setor privado, agências da ONU, instituições de pesquisa, bancos de desenvolvimento e comunidade de doadores. Entre 2008 e 2014 foi primeira relatora especial da ONU para a defesa do direito à água potável e ao saneamento enquanto direitos humanos.
Helena Freitas
Diretora do Parque de Serralves
Professora catedrática da Universidade de Coimbra, Helena Freitas foi nomeada para o cargo de diretora do Parque de Serralves devido ao seu extenso currículo académico na área da biodiversidade, ecologia e sustentabilidade, e também para dar um papel mais interventivo àquele espaço, promovendo e divulgando a Ciência e programação para a sustentabilidade.
Rosa Moreira
Engenheira agrónoma
Com formação em Ciências Ambientais e Ciências Agrárias, em 2018 Rosa criou um projeto digital – A Cientista Agrícola, um site e uma página no Instagram com o mesmo nome que tem mais de 45 mil seguidores – para que pudesse escrever sobre aquilo de que mais gosta: temas agrícolas. Rosa divulga, por exemplo, métodos mais sustentáveis, não só de cultivo como também de combate às pragas, tudo escrito em linguagem simples e cativante.
Veja também o vídeo do almoço que reuniu o júri dos Prémios:
Os Prémios contam com o apoio, fundamental, das marcas C&A, Endesa (que apoia também a categoria Sustentabilidade) e Lierac. Em breve, divulgaremos as vencedoras.