

Foto: João Lima
De ano para ano, e este já é o quinto, é mais difícil fazer uma escolha entre todas as mulheres portuguesas que se destacaram nas mais diversas áreas da sociedade. A tarefa coube, mais uma vez, ao júri constituído por Maria de Belém Roseira (consultora do presidente da Fundação Altice), Conceição Zagalo (empreendedora social), Luís Marques Mendes (advogado), Mafalda Anjos (diretora da VISÃO) e Natalina de Almeida (diretora da ACTIVA).
“A cada ano o trabalho do júri vai sendo mais difícil porque nos aparecem mais mulheres que, não raras vezes, perfilam aquilo que nos faz dizer ‘quando eu for grande quero ser assim’”, diz Conceição Zagalo.

Para Maria de Belém Roseira, continua a fazer todo o sentido falarmos em mulheres inspiradoras. “A igualdade ainda não está adquirida, porque é sobretudo uma questão cultural, as mulheres ainda têm muitas tarefas que não conseguem partilhar de forma equilibrada. E para além disso têm um conjunto de atributos que, por força da conciliação da sua própria vida, as leva a conseguir atingir patamares muito elevados. Isso é sempre feito à custa de uma enorme sobrecarga, de um grande espírito de sacrifício, tenacidade, coragem e inteligência. Portanto, é fundamental que distingamos esse sobre-esforço que as mulheres ainda têm à sua frente.”

Também Mafalda Anjos acha que é importante darmos destaque a mulheres que são uma inspiração não só para outras mulheres, mas para toda a sociedade. “Há ainda um óbvio caminho a percorrer, para as mulheres, de exposição pública em termos de cargos de liderança, em termos de responsabilidade política, responsabilidade nos topos das empresas e, portanto, continuamos a falar de mulheres inspiradoras para mostrar às outras mulheres que há um caminho que podem percorrer e que podem lá chegar. No fundo tem a ver com isso. Porque a igualdade efetiva, real, ainda não existe.”

O júri

Foto: Luís Coelho
Os Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2022, que decorreram na Academia das Ciências de Lisboa, contam com o apoio fundamental dos patrocinadores: Endesa, Lierac e C&A.