Foi visivelmente emocionada que a fundadora e presidente da VilacomVida – que abriu em Portugal o Café Joyeux, espaço de restauração inclusivo que tem como objetivo dar emprego e formar jovens adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento – ouviu o seu nome como vencedora dos Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2022, na categoria Solidariedade.
Quem o anunciou foi a empreendedora social e júri Conceição Zagalo. “Solidariedade é pensar nos outros, é viver em função dos outros e é muitas vezes despojar-se de si própria para criar bem-estar aos outros, com motivações pessoais, com certeza – ser solidário significa ser-se egoísta, querer o meu próprio bem-estar assente no bem-estar que posso proporcionar aos outros. Mas depois é acordar e adormecer em função dos outros. A motivação – um filho, um negócio, seja o que for – há sempre uma motivação, mas quando se vai para além dessa motivação e se proporciona o bem-estar ao ecossistema do que motivou a avançar, então é-se verdadeiramente solidário. Quando se faz isso com a alegria, com empenho, com rasgo, com visão e com vontade de ter sucesso para si e para os outros, temos Mulheres. Todas estas mulheres perfilam isso. Mas depois há uma que tem sempre um elemento amarelo com ela, o sol, o calor, a vida, a fonte planetária que nos faz rodar aqui. E ela tem uma associação que se chama VilacomVida – Vila com Vida é tudo o que nós queremos – e depois traz para Portugal uma coisa que se chama café Joyeux, cria postos de trabalho para meninos a que tantas vezes gostamos de fazer uma festinha e dizer ‘coitadinho’. Cria postos de trabalho, leva esses postos de trabalho para dentro das empresas, para ser rentável, para fazer lucro e investir em mais competências, em mais postos de trabalho, em mais conhecimento, em mais dignidade de vida.”
Quando Conceição Zagalo chamou Filipa Pinto Coelho ao palco já as lágrimas corriam no rosto da laureada, que não queria acreditar ter sido a escolhida e fez questão de felicitar as suas “colegas de categoria”.
“A solidariedade foi um mundo que conheci há relativamente pouco tempo, não por não me considerar uma pessoa solidária, acho que todos nós temos essa solidariedade dentro de nós, mas faz hoje sete anos que nasceu o meu filho Manel, com um cromossoma a mais – é hoje que ele faz anos, de facto as coisas não são por acaso. E o meu filho Manel – não quero dizer que não tenhas duas filhas incríveis e quatro enteados extraordinários – trouxe aqui qualquer coisa de dentro que vivo todos os dias um bocadinho e que me faz agradecer ainda mais a vida. Aquilo que me inspira é cada uma das pessoas que passou pela minha vida até hoje, todas as palavras que ouvi, tudo o que aprendi com essas pessoas, a começar pelos meus pais – o meu pai está aqui comigo. Aprendi muito com uma pessoa que já cá não está e que me inspira todos os dias aqui ao lado, lá em cima no Céu, o meu irmão Bernardo – que tenho a certeza que está muito feliz lá em cima com esta vitória. O meu filho porque dentro da sua ingenuidade, com aquele sorriso, mostra-nos que somos capazes de mudar o mundo, a minha família, o meu querido marido, João, sem o qual teria sido impossível lançar este projeto, ele queixa-se imenso mas vai-me dando todos os incentivos todos os dias, e o que nós fazemos todos os dias é sentir que estamos a fazer alguém mais feliz. Eu não me vou considerar uma pessoa inspiradora, agradeço muito à ACTIVA pela nomeação, mas eu inspiro-me todos os dias nas pessoas extraordinárias que estavam em casa paradas, sem fazer nada, com as famílias sem saber o que fazer, e que bom que hoje, com os cafés Joyeux, já conseguimos empregar 12 dessas pessoas, com o Café Joeyeux Cascais vamos empregar mais 12, tantas vidas que se transformam – penso sempre que se fosse apenas uma já teria valido a pena.”
A revista ACTIVA entregou pelo quinto ano consecutivo os Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras numa cerimónia que decorreu na Academia das Ciências de Lisboa. A revista ACTIVA elege anualmente as Mulheres Inspiradoras que se destacaram nas seguintes áreas: Artes, Ciência, Desporto, Negócios, Solidariedade e Sustentabilidade. É, ainda, atribuído o Prémio Carreira. O júri é constituído por Conceição Zagalo, Luís Marques Mendes, Mafalda Anjos, Maria de Belém Roseira e, ainda, pela diretora da revista ACTIVA, Natalina de Almeida. Os Prémios contam com o apoio, fundamental, das marcas C&A, Endesa (que apoia também a categoria Sustentabilidade) e Lierac.
Depois da entrega do troféu, conversámos com Filipa Pinto Coelho. Veja o vídeo.