O Palácio Conde d´Óbidos, sede da Cruz Vermelha Portuguesa, acolheu a edição deste ano dos Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras. A cerimónia aconteceu esta quinta-feira, dia 18, num evento privado durante o final da tarde, que contou com a presença de nomeadas e ilustres convidados.
O júri constituído por Maria de Belém Roseira, Conceição Zagalo, Luís Marques Mendes, Mafalda Anjos e Natalina de Almeida, revelou as vencedoras entre as nomeadas das diferentes categorias.
O prémio na categoria Artes foi entregue à cantora Carolina Deslandes, uma das mais sólidas presenças na cultura portuguesa que não desiste de dar voz às mulheres. Joana Paredes, investigadora e líder do grupo Cancer Metastasis no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto e presidente da ASPIC, foi a galardoada do prémio na categoria Ciências. Na categoria Desporto, o prémio foi entregue a Dolores Silva, capitã da seleção nacional feminina, que este ano se qualificou pela primeira vez para o Mundial.
Inês Maria Meneses, autora de ‘Fala com Ela’, um programa de entrevistas no ar desde 2005, recebeu o prémio na categoria Digital. O prémio na categoria Empreendedorismo foi entregue a Mafalda Rebordão, Strategic Partnerships Manager na Google – um cargo senior que lhe foi atribuído a uma velocidade atípica, devido à sua excepcionalidade.
Na categoria Solidariedade, Margarida Guedes de Quinhones foi a vencedora devido à sua dedicação à Pedalar Sem Idade Portugal, um movimento internacional sem fins lucrativos, que visa combater a solidão não desejada e o isolamento social. Helena Freitas, diretora do Parque de Serralves, recebeu o prémio na categoria Sustentabilidade, pela promoção de atividades de divulgação da ciência e à programação para a sustentabilidade.
No ano em que se assinalam os 50 anos da revolução do 25 de Abril, o júri decidiu criar o prémio Liberdade, que foi atribuído a Maria Teresa Horta, escritora e feminista que sempre lutou pelos direitos das mulheres. Cecília Andrade recebeu o troféu em representação da vencedora.
A cerimónia terminou com a atribuição do prémio Carreira, que este ano foi entregue a Graça Freitas. Uma homenagem aos 40 anos de carreira que a profissional de saúde entregou ao serviço público, dedicação que se tornou mais visível durante a pandemia devido ao seu trabalho enquanto diretora Geral de Saúde e Autoridade de Saúde Nacional.
Os Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2023 contam com o importante apoio da C&A, DS e ISDIN.