Também a Natureza e a biodiversidade tiveram direito a um lugar de destaque nesta cerimónia, sendo galardoado o trabalho de Helena Freitas, que recebeu de Ana Santos, Fashion & Brand PR manager da C&A, o prémio dedicado à área da Sustentabilidade.
Depois de declamar um pequeno poema de Miguel Torga, a professora catedrática agradeceu “este prémio tão gratificante, fico muito feliz porque é dirigido à sustentabilidade e também a uma mulher que fez a vida toda dedicada à natureza, à conservação da biodiversidade. Reconhecer que hoje não temos sustentabilidade se não cuidarmos da natureza e da biodiversidade é extraordinário… e ainda mais extraordinário este reconhecimento ser no ano em que comemoramos os 50 anos do 25 de Abril, em que todos vivemos de uma forma muito especial este sentido da liberdade, o sentido de podermos ser plenas, de podermos ser mulheres ativas e inspiradoras. Sinto como um privilégio e uma grande gratidão por trazerem a este patamar, a natureza e a biodiversidade.”
Helena Freitas assumiu a direção do Parque com o propósito de dar maior expressão a atividades de promoção e divulgação da ciência e à programação para a sustentabilidade. É Professora Catedrática na área da Biodiversidade e Ecologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável. Presidiu à Liga para a Proteção da Natureza,
dirigiu o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra é ainda coordenadora da unidade de investigação Centre for Functional Ecology – Science for People and the Planet, e coordenadora científica do FitoLab.
Veja aqui a entrevista com a vencedora, no rescaldo da entrega do prémio:
A revista ACTIVA entregou pelo sexto ano consecutivo os Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras numa cerimónia que decorreu no Palácio do Conde d’Óbidos – Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa. A revista ACTIVA elege anualmente as Mulheres Inspiradoras que se destacaram nas seguintes áreas: Artes, Ciência, Desporto, Empreededorismo, Personalidade Digital, Solidariedade e Sustentabilidade. É, ainda, atribuído o Prémio Carreira e este ano, o Prémio Especial Liberdade.
O júri é constituído por Conceição Zagalo, Luís Marques Mendes, Mafalda Anjos, Maria de Belém Roseira e Natalina de Almeida.
Os Prémios contam com o apoio, fundamental, das marcas C&A, DS Automobiles e Isdin.