
PeopleImages
Quando a constipação toma conta de nós, podemos sentir que é o fim do mundo. Quer seja algo mais leve, passageiro, ou forte e duradouro, há certos sinais que não devemos ignorar. E a revista Health falou com alguns médicos para saber quais são eles.
1 – Os sintomas duram há mais de quatro dias. Neste caso, o melhor é consultar um médico para ser avaliada. Poderá não se tratar de uma simples constipação, mas de uma gripe ou mononucleose, por exemplo.
2 – Os sintomas voltam a aparecer pouco depois de desaparecerem. Poderá ter desenvolvido algum tipo de infeção, devido à fragilidade do sistema imunitário, pelo que o melhor é aconselhar-se junto de um médico, já que poderá necessitar de medicação.
3 – Regressou recentemente de uma viagem. Se, ao voltar a casa, tem sintomas de uma constipação, é melhor ser logo avaliada, já que pode ter desenvolvido alguma infeção menos convencional.
4 – Tem febre alta. Este é um sintoma pouco comum em simples constipações, podendo indicar Faringite estreptocócica, que, quando não tratada devidamente, propicia o surgimento de condições mais graves.
5 – Tem febres médias há alguns dias. Quando a febre parece não passar, deve ficar alerta, já que pode indicar que o organismo está a tentar “combater” algo mais que uma simples constipação.
6 – Sente incómodo no estômago. Se tiver náuseas, vómitos ou diarreia que não passam, deve, além de se manter hidratada, procurar um médico para uma avaliação mais detalhada.
7 – Dores de cabeças fortes. Se este é um dos seus principais sintomas – e, mais, se for acompanhado de febre e rigidez do pescoço -, pode indicar meningite, ou infeção nos seios paranasais, caso também note pressão na zona do nariz e olhos.
8 – Sente dores no peito e dificuldade em respirar. Este é, à partida, um grande sinal de alarme, que pode indicar condições mais sérias como uma bronquite, pneumonia ou mesmo embolismo pulmonar.
9 – Os sintomas resumem-se a uma área específica do corpo. Se apenas sente dor ou incómodo em alguma zona particular do corpo, desde a cabeça, à garganta, dentes ou ouvidos, deverá procurar avaliação médica.
10 – Dores no corpo todo. Este é um sintoma mais próprio de uma gripe, e não de uma mera constipação, pelo que deve tomar medidas adequadas para a cura do problema.
11 – Nota um padrão nos seus sintomas. Se o incómodo que sente piora após realizar determinadas atividades, quer seja brincar com animais, ou passar algum tempo na rua, poderá ter alguma alergia, e não apenas uma constipação. Identifique os momentos em que se sente pior e tente perceber se existe algum tipo de padrão.