Alicia, mais conhecida por “Princess Glitterhead” tornou-se viral no TikTok, após se mostrar com e sem dentadura. Agora, revela que foi a gravidez que lhe fez apodrecer e cair os dentes. Porém, os especialistas não estão convencidos de que a gestação possa ter sido a causa por trás do sucedido. Entenda a polémica!
Em conversa com o Buzzfeed, começou por dizer: “durante a minha gravidez, os meus dentes começaram a apodrecer e a cair rapidamente, de dentro para fora“. Além disto, revelou que tal começou a afetar a sua saúde mental e a levou preocupar-se que o marido a pudesse pdeixar.
Após viver por vários anos sem alguns dos dentes, engravidou de novo e “começaram vários novos problemas dentários“. Pela secção de comentários do Buzzfeed, foram várias as mães a revelar que também notaram grandes diferenças nos dentes, durante a gravidez, mesmo tendo uma higiene oral excecional.
Porém, alguns médicos dentistas revelam não existir grande ligação. Em conversa com a Health, Dmitry Malayev afirma: “a gravidez inclui várias mudanças hormonais que podem afetar mais as gengivas do que os dentes em si, mas não tem relação direta com a queda dos dentes“.
Num outro comentário, a dentista pediátrica Elizabeth Laborde afirmou: “isto é incrivelmente enganador. A gravidez, por si só, não causa cáries incontroláveis ou leva à perda de tantos dentes ao ponto de ser necessária uma dentadura. Isto é umaconclusão absolutamente irracional“.
Ora, a verdade é que a gengivite é muito comum na gravidez – e é essencial que seja tratada, de modo a não levar a problemas mais graves. Também é frequente que, na gestação, se desenvolvam cáries, cujo tratamento deve ser analisado em conjunto com o médico. Ou seja, as alterações hormonais desta fase são comuns mas, por norma, com o devido acompanhamento, não levam a problemas sérios.
“Há muitas causas secundárias que podem contribuir para a queda de dentes. Quase nunca é causada por uma única questão – especialmente, quando todos os dentes têm de ser removidos“, remata Malayev, assegurando que as visitas regulares ao dentista estão associadas a menores casos de problemas dentários na gravidez.