Quem tenta engravidar sabe que conhecer o próprio corpo é fundamental. Ainda assim, cada vez há mais “ajudantes” na tarefa de determinar o período fértil. É o caso dos testes de ovulação, que nos ajudam a identificar o possível dia em que esta ocorre.
Importa referir que a única forma de confirmar que houve ovulação é através da realização de uma ecografia. Tanto um teste de ovulação positivo, quanto indicadores como o muco cervical tipo “clara de ovo” não garantem que ocorra a ovulação – mas podem ser bons aliados na identificação da mesma.
Posto isto, a combinação destes dois fatores pode ser uma ajuda a quem tenta engravidar. No caso dos testes, é medida a quantidade de hormona luteinizante (LH) e não basta ver duas linhas para ser considerado positivo – a linha de teste deve estar tão ou mais escura que a do controlo.
Quando há um teste positivo, normalmente a ovulação ocorre entre 24h a 48h depois, sendo assim o momento ideal para a fecundação. Já o muco, quanto maior quantidade e textura escorregadia, elástica, maior a possibilidade de estarmos perto da ovulação.