Um novo estudo vem reforçar um grande alerta a todos os pais: não deixar os bebés dormir numa superfície mole. Segundo os dados publicados na Pediatrics, que analisaram casos de Síndrome da morte súbita do lactente de quase 5 mil bebés entre 2011 e 2017, quase 72% destes ocorreram num ambiente de sono pouco seguro.
Embora 82% dos casos não tenham obtido explicação, daqueles que tiveram, a maioria tinha em comum o facto de o bebé dormir numa superfície mole, que aumenta o risco de asfixia. O estudo descobriu ainda que apenas 1 a 2% dos casos não explicados não tinham associadas condições pouco seguras na cama do bebé.
Segundo a American Academy of Pediatrics, muitos pais focam-se na posição em que o bebé dorme e esquecem-se que a superfície em que o fazem é tão ou mais importante. A recomendação é que estes durmam de barriga para cima até ao primeiro aniversário, já que as posições lateral ou de barriga para baixo são mais perigosas.
Além disto, os pas devem ter atenção a manter o espaço em que o bebé dorme ivre de objetos potencialmente asfixiantes – mesmo almofadas ou cobertores! Aconselha-se que sob o cochão do bebé seja colocado apenas um lençol fino e bem ajustado.