A infertilidade é definida como a incapacidade de um casal engravidar. As causas tanto podem estar relacionadas com a mulher, como com o homem. Porém, será que pode haver situações em que não é encontrado um motivo?
De acordo com a clínica Pró-Criar, sim. “Cerca de 10% dos casais que passam por exames investigativos não chegam a nenhum diagnóstico e, mesmo assim, não conseguem engravidar“, lê-se, num artigo publicado no site.
Nestes casos, apesar de parecer uma situação desesperante, há que procurar especialistas no assunto, que possam ajudar a resolvê-lo. Isto porque a dificuldade em engravidar, sem causa aparente, nem sempre significa impossibilidade em ter filhos.
Porém, nos casos em que os exames realmente “dão frutos”, as principais causas encontradas para a infertilidade na mulher são: idade avançada, menstruações irregulares e síndrome dos ovários policísticos, problemas nas trompas e endometriose.
Já no homem, os principais motivos são: alterações na quantidade, tipo de movimentação ou formas dos espermatozoides – que podem ser causadas por infecções, exposição a toxinas, alterações hormonais, problemas genéticos ou varicocele.