Há vários motivos para sentirmos incómodos na vagina ao longo da gravidez. Alguns podem ser considerados normais e parte de todas as mudanças que acontecem no nosso organismo. Outros, podem alertar-nos para certos problemas que requerem tratamento médico.
De acordo com a Dra. Sheila Sedicias, um dos principais (e inofensivos) motivos é o próprio crescimento do bebé, que “pode causar pressão na vagina e diminuir o fluxo de sangue para a região, causando dor“. A ginecologista refere ainda o ressecamento vaginal, uma relação sexual intensa ou vaginismo como potenciais razões.
Porém, alerta para o facto de estas dores poderem indicar outros problemas como alergias na região íntima, infeções urinárias, infeções sexualmente transmissíveis ou mesmo os cistos de Bartholin, que podem surgir quando a glândula se encontra obstruída.
No fundo, como em tudo o que toca à nossa saúde, cada caso é um caso. E, apesar de as dores vaginais serem bastante comuns no período de gestação, não custa nada relatá-las ao seu obstetra na próxima consulta para que seja feita a devida avaliação.