A perda auditiva (ou hipoacusia) é uma limitação sensorial que traz sérias consequências sociais e, principalmente, o isolamento.
A maioria de nós associa a perda auditiva ao envelhecimento erradamente e, por isso, é de extrema importância estar atento. Desta forma, o diagnóstico e intervenção poderão ser feitos cedo, visando a reabilitação auditiva, num trabalho conjunto de profissionais de Audiologia e Otorrinolaringologia.
Neste regresso às aulas, pais e educadores devem estar atentos a estes sinais:
- Dificuldade em expressar-se oralmente;
- O comportamento muda e tem mais medos do que o habitual, principalmente à noite;
- Não consegue executar pedidos de ação simples;
- Não responde à primeira ou assusta-se com sons repentinos;
- Observa muito os rostos das pessoas para ouvi-las;
- Pede para colocar o som da televisão mais alto;
- Pede para repetir o que lhe é comunicado.
As consequências da perda auditiva no desenvolvimento das crianças
- Comunicação e fala: a perda auditiva não tratada afeta a forma como as crianças se conectam e comunicam. Esta questão pode impactar profundamente o desenvolvimento da linguagem;
- Conhecimento: a privação da linguagem pode conduzir ao atraso no desenvolvimento cognitivo nas crianças, o que pode ser evitado se uma intervenção adequada for recebida durante os primeiros anos de vida;
- Sociais e emocionais: a perda auditiva contribui para o isolamento social e para a solidão. A incapacidade de compreender informações e manter conversas conduz a um afastamento das outras crianças para evitar situações embaraçosas.