4 .º Mês
“Esta é a fase do estado de graça! Já não anda a dormir pelos cantos, a ter apagões no meio do serão, já não vomita para inaugurar o dia, já não enjoa o perfume do marido… ainda não está demasiado pesada, ainda não tem dor ciática… nem hemorroidas”, refere a obstetra.
Pelas 14 semanas, o feto já pesa 19g e mede 11,5cm.
Tem a pele rosada, a cabeça ainda é um pouco desproporcionada e já consegue engolir.
5.º Mês
Pelas 20 semanas o bebé terá 22cm e pesará cerca de 300g. A mãe já se apercebe de alguns dos seus movimentos. A pele é menos transparente, nota-se as sobrancelhas e pestanas, dorme e acorda por períodos regulares, chucha no dedo e até cospe.
6 .º Mês
No final das 24 semanas, o bebé pesa em média 600g e mede cerca de 32cm. A pele fica mais avermelhada e enrugada, tem impressões digitais, o cabelo começa a aparecer, inicia movimentos respiratórios e ouve alguns ruídos. “Se nascer… já é viável embora seja uma situação muito complicada.”
Saúde
|Agenda da grávida: Segundo Trimestre
Estamos a meio do percurso e nesta etapa são outros os desafios e também as sensações. Consultámos o 'Grande Livro da Grávida', da obstetra Marcela Forjaz, e fizemos um resumo do que precisa de saber (e anotar) para ter uma gravidez sem stresse.